Economia

BNDES prevê liberar R$ 19 bi para setor de energia em 2012

Informação foi dada pelo presidente da instituição, Luciano Coutinho

Coutinho evitou fazer uma projeção para o montante total que o BNDES pretende liberar neste ano (Paulo Whitaker/Reuters)

Coutinho evitou fazer uma projeção para o montante total que o BNDES pretende liberar neste ano (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2012 às 13h24.

Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende liberar cerca de 19 bilhões de reais para o setor de energia em 2012, disse o presidente da instituição, Luciano Coutinho, a jornalistas nesta quarta-feira.

O executivo disse também que o banco de fomento deve liberar uma segundo empréstimo-ponte para o consórcio de Belo Monte, mas não mencionou valores.

Coutinho evitou fazer uma projeção para o montante total que o BNDES pretende liberar neste ano. Segundo ele, isso depende de possíveis desdobramentos da crise de dívida na Europa, o que pode congelar as linhas de crédito bancárias e fazer o banco ter que preencher algumas lacunas.

Os desembolsos do BNDES totalizaram 139,68 bilhões de reais no ano passado, uma queda de 17 por cento em relação a 2010, quando o montante havia alcançado 168,4 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:BNDESFinanciamento de grandes empresas

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame