Economia

BNDES aprova R$5 bi para o setor sucroenergético

Dinheiro será usado na reedição dos programas para apoiar renovação e ampliação de canaviais e financiar estocagem de etanol

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 17h22.

São Paulo - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a reedição dos programas para apoiar renovação e ampliação de canaviais e financiar estocagem de etanol para o ano de 2014, no valor de 5 bilhões de reais.

"Com essas iniciativas, que totalizam recursos de 5 bilhões de reais, o BNDES espera contribuir para o aumento da produtividade agrícola e menor flutuação dos preços do etanol ao longo da safra", informou o banco nesta quinta-feira.

O gerente do Departamento de Biocombustíveis (Debio) do BNDES, Artur Yabe, observou que o orçamento para este ano ficou estável ante o ano anterior, mas o banco decidiu elevar a dotação para o financiamento à estocagem de etanol, tendo em vista a boa procura por esta linha no último ano.

Ao mesmo tempo, o retorno da taxa de renovação dos canaviais a patamares adequados e uma redução da idade média das plantações deixou a capacidade ociosa da indústria relativamente pequena, diminuindo a pressão pelo programa de renovação e ampliação.

O Programa de Apoio à Renovação e Implantação de Novos Canaviais (BNDES Prorenova) tem orçamento de 3 bilhões de reais e prazo para contratação até 31 de dezembro.

Neste ano, o limite de financiamento por hectare de cana-de-açúcar plantado foi elevado para 6,5 mil reais, contra os 5,45 mil reais, com limite de financiamento de 150 milhões de reais por grupo econômico.

O programa, que contou com dotação de 4 bilhões de reais em 2013, gerou uma carteira de aproximadamente 2,6 bilhões de reais.

Os recursos viabilizaram o plantio de 643 mil hectares. Dois terços dos recursos foram destinados à renovação e um terço à expansão dos canaviais.

O BNDES Prorenova visa incentivar a renovação dos canaviais antigos e a ampliação da área plantada, para impulsionar a produtividade e, consequentemente, expandir a produção de açúcar e etanol.

O Programa BNDES de Apoio ao Setor Sucroalcooleiro (BNDES PASS) conta com um aumento de sua dotação orçamentária para 2 bilhões de reais em 2014. Em 2013, as contratações dentro do programa atingiram o limite ofertado de 1 bilhão de reais.

Com a iniciativa, o banco espera contribuir para "o equilíbrio do mercado de etanol combustível nos períodos de safra e entressafra".

Os desembolsos do banco de fomento para a indústria de cana, incluindo máquinas e implementos agrícolas entre outras operações, somaram 6,9 bilhões de reais em 2013.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisBNDESCana de açúcarCombustíveisCommoditiesCréditoEmpréstimosEnergiaEtanol

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega