Reunião do Copom: na semana passada, o presidente do Banco Central voltou a dizer que o BC vai agir para derrubar a inflação (Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 29 de maio de 2013 às 06h12.
São Paulo – Termina hoje a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e uma nova taxa básica de juros poderá ser anunciada. Na semana passada, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, voltou a dizer que o BC vai agir para derrubar a inflação. As expectativas de nova elevação da Selic na reunião dessa semana não são pequenas.
O Boletim Focus divulgado nessa segunda-feira (confira íntegra no final da matéria) indica que analistas de instituições financeiras consultados pelo BC projetam uma alta de 0,25 ponto percentual na Selic nessa semana. A taxa de 7,75% é a projeção do Santander, do Bradesco e do BNP Paribas, por exemplo. Há quem espere uma alta ainda maior. Itaú Unibanco, Tendências Consultoria e Banco Votorantim projetam subida para 8,00%.
A taxa subiu para 7,50% na última reunião, realizada em abril, após ter se mantido em 7,25% por três reuniões seguidas. A decisão pela elevação dos juros não foi unânime. Dois membros do Comitê votaram pela manutenção da taxa. O período de manutenção veio após uma sequência de quedas que havia se iniciado em agosto de 2011. Em maio de 2012, a Selic atingiu 8,5%, sua mínima histórica no Brasil até então, e seguiu em queda até chegar a 7,25% ao ano.
O Boletim Focus divulgado nessa semana indica que a expectativa para a Selic em 2013 (fim de período) é de 8,25% ao ano. A projeção para 2014 subiu de 8,25% para 8,50% no último Boletim.
A ata dessa reunião do Copom será divulgada na semana seguinte. A próxima reunião do Comitê será realizada nos dias 9 e 10 de julho de 2013.