Economia

Autoridades lutam contra mercados para conter crise grega

Atenas e Nova York - A relativamente pequena economia da Grécia impactava o mundo inteiro nesta sexta-feira, com investidores preocupados sobre a possibilidade de outros países europeus enfrentarem uma crise de dívida similar. Os ministros do G7, grupo das sete grandes economias do mundo, disseram que irão discutir a situação grega nesta sexta-feira, depois de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2010 às 10h09.

Atenas e Nova York - A relativamente pequena economia da Grécia impactava o mundo inteiro nesta sexta-feira, com investidores preocupados sobre a possibilidade de outros países europeus enfrentarem uma crise de dívida similar.

Os ministros do G7, grupo das sete grandes economias do mundo, disseram que irão discutir a situação grega nesta sexta-feira, depois de autoridades do Federal Reserve expressarem preocupação e a Casa Branca dizer que o presidente Barack Obama está observando os desenvolvimentos de perto.

Líderes da zona do euro também se reunirão nesta sexta-feira em uma cúpula especial, enquanto o Parlamento alemão vota o pacote de ajuda oferecido à Grécia.

As bolsas de valores asiáticas fecharam o dia em queda, repercutindo a perda de quase mil pontos do Dow Jones na véspera, em um movimento que lembra o caos dos mercados gerado durante a recente crise mundial de crédito.

"A crise de dívida grega está relembrando os investidores do que aconteceu após o colapso do Lehman Brothers", disse Kazuhiro Takahashi, administrador do Daiwa Securities Capital Markets.

"A falência de uma única instituição financeira acabou detonando um efeito em cadeia sobre a economia global."

O euro operava quase estável na Ásia, pouco abaixo de 1,27 dólar.

O índice de ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 2,4 por cento, a maior queda em três meses. A bolsa de Tóquio despencou 3,1 por cento.

Na Europa, o índice das principais bolsas da região recuava 1,5 por cento.

O índice de ações da região perdia 1,82 por cento pela manhã. O índice MSCI de ações globais operava em baixa de 0,91 por cento.

Leia mais sobre a Grécia

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasEuropaGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron