Economia

Atividade econômica subiu 0,9% em fevereiro, diz Serasa

Na comparação com fevereiro de 2014, o crescimento foi de 4,4%


	Comércio: para economistas do Serasa Experian, deslocamento do feriado de carnaval de fevereiro para março aumentou número de dias úteis no segundo mês do ano
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Comércio: para economistas do Serasa Experian, deslocamento do feriado de carnaval de fevereiro para março aumentou número de dias úteis no segundo mês do ano (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2014 às 16h04.

São Paulo - O Indicador de Atividade Econômica de fevereiro, divulgado nesta quinta-feira, 17, pela Serasa Experian, registrou aumento de 0,9% em relação a janeiro, descontados os efeitos sazonais.

Na comparação com fevereiro de 2014, o crescimento foi de 4,4%. A aceleração é superior à alta interanual de 2,4% observada na comparação entre janeiro de 2014 e de janeiro de 2013.

No acumulado do primeiro bimestre deste ano, a atividade econômica foi 3,4% superior à observada em igual período do ano passado.

Para os economistas do Serasa Experian, o deslocamento do feriado de carnaval de fevereiro para março aumentou o número de dias úteis no segundo mês do ano, o que impulsionou os negócios.

Por esse motivo, é esperado que tal efeito seja revertido no resultado de março.

Pelo lado da oferta agregada, o destaque foi a alta de 6% na produção industrial e de 4,3% no setor de serviços na comparação com fevereiro de 2013. Já a atividade agropecuária recuou 2%, devido às condições climáticas.

Do ponto de vista da demanda agregada, puxaram o resultado o aumento de 3,8% no consumo do governo e de 9,8% das exportações.

Também contribuiu o consumo das famílias, que subiu 3% em relação a fevereiro de 2013, e os investimentos, com alta de 2,8% frente ao mesmo mês do ano anterior.

Por outro lado, as importações cresceram 7,3% em fevereiro de 2014, em relação ao mesmo mês do ano anterior, o que contribui negativamente para o crescimento da atividade econômica.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaeconomia-brasileiraIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoSerasa ExperianExperian

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1