Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Ambiente para negócios em SP sobe 2 posições, diz PwC

A cidade é uma das metrópoles emergentes mais bem avaliadas em facilidade de realização de negócios segundo a consultoria PricewaterhouseCoopers

Modo escuro


	A cidade brasileira saiu da 23.ª posição neste critério no ano passado para a 21.ª colocação neste ano
 (Mario Rodrigues/Veja SP)

A cidade brasileira saiu da 23.ª posição neste critério no ano passado para a 21.ª colocação neste ano (Mario Rodrigues/Veja SP)

W
Wladimir D'Andrade

Publicado em 10 de outubro de 2012, 14h18.

São Paulo - São Paulo é uma das metrópoles emergentes mais bem avaliadas em facilidade de realização de negócios, de acordo com o estudo Cidades de Oportunidade, divulgado nesta quarta-feira pela consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). A cidade brasileira saiu da 23.ª posição neste critério no ano passado para a 21.ª colocação neste ano, impulsionada pelos bons desempenhos nos itens que mostram a facilidade em permitir a entrada de estrangeiros e a flexibilidade em vistos de viagem. A metrópole que oferece menos empecilhos para novos negócios é Cingapura, que conseguiu 202 de 243 pontos possíveis. São Paulo obteve 88.

"Dentro do grupo de emergentes, São Paulo é uma das cidades mais fáceis para fazer negócio", afirmou o sócio da PwC Brasil e líder de Governo e Setor Público, Richard Dubois. Segundo o estudo, que avaliou 27 metrópoles, a capital paulista está à frente de Beijing (22.º lugar), Istambul (23.º), Moscou (24.º), Buenos Aires (25.º), Mumbai (26.º) e Shanghai (27.º). As cidades emergentes mais bem classificadas que a metrópole brasileira são Johannesburgo (19.º lugar) e Cidade do México (17.º).

Dubois faz a ressalva que, em alguns dos nove itens que compõem o indicador de facilidade para negócios, a PwC utilizou dados nacionais. Um exemplo está em facilidade para abrir um negócio, item no qual São Paulo recebeu nota 6, de 27 pontos possíveis. Sidney, na Austrália, conseguiu a maior pontuação neste caso.

A metrópole brasileira, única analisada no estudo - o Rio de Janeiro, de acordo com Dubois, deve entrar em 2013 -, se destaca em crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB). É a 16.ª cidade que mais cresceu no mundo em 2011 sobre 2010, à frente de Seul, Abu Dabi, Sidney, Tóquio, Paris e Londres, entre outras. São Paulo ocupa também o 7.º lugar em população em idade economicamente ativa e o 15.º em atividade de grandes construções.

Mas, de acordo com a PwC, o crescimento da metrópole brasileira pode ser prejudicado pela infraestrutura de tecnologia limitada: a cidade ocupa o último lugar no quesito prontidão tecnológica. "São Paulo não conseguiu consolidar a indústria de softwares", disse Dubois. "A cidade ficou para trás nesse aspecto."

Atividade cultural

A cidade é uma das dez metrópoles mundiais de maior agitação cultural, informa o estudo. "A vida cultural dinâmica de São Paulo se desenrola num clima temperado ideal que figura no topo das classificações do nosso relatório", informa a PwC. Ao mesmo tempo, a cidade decepciona nos itens qualidade de vida, em que conseguiu 5 de 27 pontos, e congestionamentos, em que obteve 4 de 27. "São Paulo tem tamanho, escala e dinamismo cultural e econômico muito bons, mas com problemas de infraestrutura urbana e burocracias que assustam as empresas", afirma Dubois.

Últimas Notícias

ver mais
Custo de vida no Brasil tem alta de 1,83% no trimestre
Economia

Custo de vida no Brasil tem alta de 1,83% no trimestre

Há 3 horas
Reforma tributária: entenda como é hoje e como ficam as regras após as mudanças
Economia

Reforma tributária: entenda como é hoje e como ficam as regras após as mudanças

Há 15 horas
Relator da reforma tributária na Câmara confirma substituição de cinco tributos por novo IVA Dual
Economia

Relator da reforma tributária na Câmara confirma substituição de cinco tributos por novo IVA Dual

Há 15 horas
Ganho mais de R$ 2.640, o Desenrola é para mim?
Economia

Ganho mais de R$ 2.640, o Desenrola é para mim?

Há 17 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais