EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 5 de maio de 2010 às 14h43.
Frankfurt - Alemanha, França, Itália e Espanha somam juntas 63,64 bilhões de euros do pacote de assistência econômica da zona do euro à Grécia, o que representa 78,9% do total de 80 bilhões de euros que os países do bloco fornecerão, informam dados do Banco Central Europeu (BCE).
O país que mais contribuirá para a ajuda financeira à Grécia é a Alemanha, com 22,33 bilhões de euros, seguido da França (16,775 bilhões), Itália (14,735 bilhões) e Espanha (9,8 bilhões), números razoavelmente proporcionais à participação desses países no capital do BCE.
Os chefes de Estado e de Governo e os ministros de Finanças da zona do euro decidiram utilizar a participação no capital do BCE como base para dividir os custos do pacote de ajuda à Grécia.
A divisão de capital do BCE inclui também os países da União Europeia (UE) que não pertencem à zona do euro e que não participam do pacote à Grécia. Por isso, o valor da contribuição de cada país à ajuda financeira se ajusta somente entre os países do euro. Além disso, é preciso levar em conta que a Grécia obviamente não participa de seu próprio resgate, o que a subtrai do cálculo.
O pacote de ajuda à Grécia para os próximos três anos totaliza 110 bilhões de euros. Além dos 80 bilhões fornecidos pela zona do euro, ainda há 30 bilhões prometidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).