PayPal conversa com desenvolvedores e pode lançar criptomoeda própria
Gigante de pagamentos estaria interessada em lançar uma stablecoin, criptomoeda de valor estável, cujo preço é atrelado a ativos do mundo real
Modo escuro
(Ulrich Baumgarten / Colaborador/Getty Images)
Publicado em 3 de maio de 2021 às, 12h50.
Depois de se tornar uma das primeiras grandes empresas a entrar no mercado de criptomoedas, quando disponibilizou serviços ligados ao setor aos seus usuários em 2020, o PayPal agora pretende lançar sua própria stablecoin - nome dado às criptomoedas de valor estável, cujo preço é atrelado a algum ativo do mundo real, como dólar, euro, ouro ou qualquer outro.
A informação, divulgada pelo site The Block, cita que quatro fontes ligadas à gigante de pagamentos confirmaram que a empresa está explorando a possibilidade e inclusive já conversou com alguns dos desenvolvedores dos principais protocolos de stablecoin do mundo. Uma das organizações com conversas em andamento com o PayPal é a Ava Labs, responsável pelo blockchain Avalanche.
"Como um líder do setor, o PayPal continua explorando o potencial das moedas digitais, da infraestrutura de serviços financeiros digitais e formas de melhorar o comércio eletrônico", disse uma representante do PayPal à publicação. "Como uma companhia global trabalhando com reguladores e com parceiros da indústria do mundo todo para criar a próxima geração de sistemas financeiros, a empresa tem conversas frequentes sobre tecnologias capazes de possibilitar esses objetivos".
As stablecoin são bastante populares no mercado de criptoativos, somando mais de 80 bilhões de dólares em circulação atualmente - a maior stablecoin do mundo é o tether (USDT), cujo preço é atrelado ao dólar. Esse tipo de criptomoeda é popular devido à praticidade com que possibilita trocar criptomoedas "comuns" por um ativo digital que representa o dólar ou outro ativo real, sem a necessidade de saques e conversões para moedas fiduciárias.
"Parece que eles estão mais inclinados a fazer algo com uma stablecoin parceira já existente do que construir algo eles mesmos, porque acredito que seria mais rápido, o que sem dúvida é uma das suas principais preocupações", afirmou uma das fontes ouvidas pelo site.
Depois de permitir que seus usuários comprem, vendam, guardem e utilizem criptomoedas para compras através da sua plataforma e de confirmar a aquisição da empresa de segurança de criptoativos Curv, o lançamento de uma stablecoin própria seria um avanço considerável do PayPal no mercado de criptoativos.
O PayPal também era uma das empresas participantes da Libra Association, consórcio de empresas organizado pelo Facebook que tinha como objetivo o lançamento de uma stablecoin própria chamada Libra. Em 2019, entretanto, após encândalos envolvendo a empresa de Mark Zuckerberg e do escrutínio midiático e regulatório, o PayPal deixou o projeto, hoje renomeado para Diem e que pode finalmente ser lançado até o final de 2021.
No curso "Decifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, head de criptoativos da Exame, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o funcionamento. Confira.
Últimas Notícias
Criptomoedas de IA anunciam fusão para criar "aliança descentralizada" no mercado
Há 15 horas
ETF de bitcoin da Hashdex estreia nos EUA após concluir processo de conversão
Há 18 horas
Worldcoin: Portugal proíbe operações de projeto de Sam Altman, dono do ChatGPT
Há 21 horas
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.