Exame Logo

SpaceX: Pedaços de foguete caem do céu e confundem internautas; veja vídeo

O que parecia uma chuva de meteoros, na verdade eram detritos espaciais de um foguete da empresa de Elon Musk; usuários registram queda

SpaceX: detritos espaciais fazem parte da missão Starlink, que quer colocar satélites no espaço para uma internet ultra-rápida (Joe Skipper/Reuters)
LP

Laura Pancini

Publicado em 26 de março de 2021 às 09h52.

Chuva de meteoros? Não, de SpaceX ! Moradores de algumas cidades nos Estados Unidos avistaram uma surpresa no céu nesta quinta-feira (25). O que parecia uma chuva de meteoros, na verdade eram detritos espaciais de um foguete da empresa de Elon Musk queimando enquanto caia de volta à Terra.

O foguete SpaceX Falcon 9 deu um efeito de luzes brilhantes no céu e moradores de cidades como Seattle e Portland começaram a publicar vídeos nas redes sociais.

Veja também

Posteriormente, o Serviço Meteorológico Nacional de Seattle publicou em seu Twitter que os objetos eram destroços do foguete da SpaceX que " não teve uma queima de órbita ", que é quando um foguete vira a cauda primeiro e dispara seus motores para reentrar de forma segura na atmosfera da Terra.

O Falcon 9 foi lançado no dia 4 de março, o que significa que seus destroços estavam reentrando na atmosfera após 22 dias em órbita. Ele foi o sexto lançamento da SpaceX em 2021 e fez parte da 20ª missão Starlink, com o objetivo de colocar 60 satélites em órbita para transmitir internet ultra-rápida diretamente do espaço. Atualmente, existem cerca de 1.300 satélites Starlink em órbita e a empresa quer lançar até 42.000.

Jonathan McDowell, astrônomo da Universidade de Harvard, postou em sua conta: "É improvável que os destroços que caiam sejam grandes, eles provavelmente cairiam nas Montanhas Rochosas, perto da fronteira canadense". Ele ainda comentou que este é o 14º pedaço de lixo espacial pesando mais de uma tonelada que voltou à Terra desde 1º de janeiro.

Veja vídeos:

https://twitter.com/vincelavecchia/status/1375297806307532800

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskEstados Unidos (EUA)FoguetesSpaceX

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Ciência

Mais na Exame