Por que Elon Musk tem medo de tirar férias

Nos últimos 12 anos, Elon Musk colecionou tentativas frustradas de tirar férias. Veja o que ele aprendeu com a experiência

São Paulo - Ao longo dos últimos 12 anos, o investidor futurista Elon Musk colecionou tentativas frustradas de tirar férias. 

Como se não bastasse seu assumido vício por trabalho, o fundador da Tesla e da SpaceX evita folgas por um motivo curioso: até hoje, ele teve péssima sorte quando tentou tirar alguns dias de descanso.

“A primeira vez que eu tentei pegar uma semana, o foguete da Orbital Sciences e o foguete de Richard Branson explodiram [em 2014]. A segunda vez em que eu tirei uma semana de folga, no ano seguinte, o meu foguete é que explodiu. A lição que tirei disso é: não tire uma semana de folga”, disse o empresário em entrevista recente a uma emissora de TV dinamarquesa.

As tragédias de 2014 e 2015 não são acontecimentos isolados na “maldição” mencionada pelo excêntrico investidor. Em 2000, quando viajou a lazer ao Brasil e à África do Sul, sua terra natal, Musk sucumbiu a um terrível surto de malária.

“Foi isso que eu aprendi sobre tirar férias: férias vão matar você”, alerta o bilionário em passagem de sua biografia homônima, escrita por Ashlee Vance.

O ensinamento tem sido levado pelo empreendedor a ferro e fogo. Durante a crise de 2008, época em que a sobrevivência da Tesla foi colocada em cheque, Musk chegou a trabalhar 23 horas em um só dia.

Mais do que isso: ele pedia que seus funcionários seguissem seu exemplo e ficassem na empresa durante até 20 horas. A justificativa para tamanha pressão? Todos teriam bastante tempo para ver suas famílias se a empresa falisse.

Sem limites?
Outra polêmica em torno da obsessão de Musk pelo trabalho também chama a atenção em sua biografia.

Segundo uma fonte anônima, o CEO da Tesla teria reprovado um funcionário que faltou a um evento do trabalho para assistir ao nascimento do próprio filho.

Em publicação posterior no Twitter, o empreendedor negou o fato. “É uma bobagem completa, além de ofensivo. Eu nunca faria isso”, escreveu.

Planos
Apesar de tudo, Musk diz reconhecer a importância do descanso. "Criar uma companhia é quase como criar um filho. Como você vai dizer para alguém que sua criança não merece mais comida?”, disse o empresário em entrevista à TV dinamarquesa. "Porém, como qualquer pai diria, é difícil cuidar dos seus filhos se você não cuida de si mesmo". 

Agora que a Tesla aparentemente saiu do sufoco com o lançamento de seu mais novo veículo, surge novamente a questão: Elon Musk pretende tirar alguns dias para descansar?

A resposta é atravessada: “Minha prioridade no momento é colocar um pouco mais de força na gestão da Tesla", diz o empresário. "Aí, então, eu tirarei férias”.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.