Zanardi supera amputação e conquista ouro nas Paralimpíadas

O ex-piloto italiano ganhou medalha de ouro no ciclismo paralímpico onze anos após acidente em 2001

São Paulo - O ex-piloto italiano Alessandro Zanardi ganhou nesta quarta-feira, 5, a medalha de ouro na prova contra-relógio da categoria H4 do ciclismo paralímpico. Ele, que perdeu as pernas num acidente, é a prova indubitável de que os campeões não são feitos apenas de músculos, força física e explosão. A mente concentrada, a gana pela vitória e o desejo de superação são mais importantes.

Na F1, Zanardi passou pela Lotus, Minardi e Jordan sem vencer um só grande prêmio. Foi parar na Fórmula Cart, categoria em que teve melhor desempenho, vencendo por duas vezes o campeonato. Os bons resultados foram interrompidos com o grave acidente de 2001. Só que Zanardi não se abateu.

Com um carro adaptado, ganhou o campeonato de turismo da Itália, em 2005. Mas ele queria mais. Decidiu competir na bicicleta de mão, conquistando bons resultados nas maratonas de Nova York, Roma e Veneza. Até que, surpreendentemente, aos 45 anos de idade, ganhou o ouro nos Jogos de Londres. Completou a distância de 16 quilômetros com o tempo de 24min50s22.

Quer mais? Zanardi ganhou uma aposta com Jimmy Vasser, ex-piloto e amigo pessoal. Se o italiano ganhasse o ouro, então Vasser providenciaria um carro adaptado para Zanardi nas 500 milhas de Indianápolis. “Eu vou ter que ligar para ele hoje de noite e dizer: Jimmy, eu ganhei a medalha. Cadê o meu carro?”.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.