Polícia prende suspeito de roubo de pinturas de Van Gogh e Frans Hals

Em março do ano passado, ladrões roubaram o quadro de Van Gogh "Lentetuin", ou "O Jardim Paroquial de Nuenen", de 1884. Cinco meses depois, foi a vez da pintura do mestre holandês, Frans Hals

A polícia holandesa prendeu um suspeito de participar de dois roubos separados de pinturas dos mestres holandeses Vincent Van Gogh e Frans Hals de museus que foram fechados devido à pandemia de Covid-19.

Que tal viajar mais no mundo pós-pandemia? Conheça o curso de liberdade financeira da EXAME Academy

"Essa manhã meus colegas prenderam um homem de 58 anos em Baarn e suspeitamos que ele roubou duas pinturas de Frans Hals e Van Gogh", disse a porta-voz da polícia, Maren Wonder, em vídeo divulgado no Twitter. Não foram fornecidos mais detalhes sobre o suspeito.

Ela acrescentou que as pinturas não foram recuperadas e pediu ao público que fornecesse qualquer informação sobre o paradeiro das obras.

Em março do ano passado, ladrões roubaram o quadro de Van Gogh "Lentetuin", ou "O Jardim Paroquial de Nuenen", de 1884, que retrata o jardim da residência paroquial em Nuenen, do Museu Singer Laren, na cidade de Laren, perto de Amsterdã.

Cinco meses depois, ladrões invadiram um pequeno museu perto da cidade de Utrecht e fugiram com uma pintura do mestre holandês da "Golden Age", Frans Hals.

A obra, "Dois Jovens Rindo", datada de 1626, foi avaliada em 15 milhões de euros por um especialista. Antes, o quadro já havia sido roubado duas vezes em seus quatro séculos de história, inclusive em maio de 2011, do mesmo museu. A polícia o recuperou mais tarde naquele ano, depois de prender quatro homens que tentaram vendê-lo.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.