Acompanhe:

Oscar 2023: conheça o espaço de convívio onde os indicados ao prêmio se reúnem

O Greenroom da Rolex é uma antecâmara do Oscar. Um espaço de convívio onde indicados e apresentadores se reúnem antes e depois de subirem ao palco

Modo escuro

Rolex Greenroom. (Divulgação/Divulgação)

Rolex Greenroom. (Divulgação/Divulgação)

D
Da Redação

Publicado em 11 de março de 2023, 10h34.

A Rolex sempre manteve laços estreitos com o mundo do cinema. Seus relógios desempenharam funções próprias nos pulsos de personagens lendários em diversos filmes, incluindo várias obras vencedoras do Oscar. Hoje, por seu apoio à excelência artística e técnica na produção de filmes, a própria Rolex tornou-se participante ativa por direito próprio.

A Rolex incentiva a preservação e a transmissão das artes cinematográficas, promove a excelência e celebra o progresso acompanhando lendas vivas e jovens talentos por meio de seus Testimonees (Martin Scorsese e James Cameron), de sua parceria com a Academy of Motion Picture Arts and Sciences (a instituição, os prêmios e o Academy Museum em Los Angeles) e a iniciativa artística Rolex Mentor and Protégé.

Rolex apresenta o Greenroom do Oscar 2023

O Greenroom a antecâmara do Oscar. Um espaço de convívio onde indicados e apresentadores se reúnem antes e depois de subirem ao palco. O Greenroom é uma experiência imersiva para a qual a Rolex desenvolve uma decoração original a cada ano.

Em 2023, o design do Greenroom destaca a cor verde. Mais do que uma mera homenagem à identidade cromática da marca, é uma celebração ao mundo e à preservação dos ecossistemas como parte de sua iniciativa Perpetual Planet.

Concebido de acordo com uma paleta de tons neutros e tonalidades que lembram plantas, o Greenroom apresenta-se como um espaço tranquilo, um jardim onde os hóspedes podem relaxar verdadeiramente.

Inspirando-se no coração da floresta tropical, é adornado com tecidos. Suas paredes, estofadas em tons naturais, formam um casulo, pontuado por objetos ornamentais nas formas e cores da vegetação tropical. Um teto de folhas exóticas evoca um dossel exuberante, enquanto uma cortina de bambu esculpido cria uma alcova acolhedora. Móveis sob medida com contornos suaves e redondos completam a imagem elegante.

Neste espaço, a utilização de materiais – fibras, cerâmica, vidro – de origem sustentável, dá lugar a um trabalho artesanal excepcional. Este trabalho meticuloso, rico em herança, ecoa os padrões da expertise relojoeira da Rolex.

Também em exibição no Greenroom está o Oyster Perpetual Datejust 36, que expressa elegância harmoniosa e personifica perfeitamente o relógio clássico.

Um marco na história da relojoaria, o Datejust foi o primeiro relógio de pulso cronômetro à prova d'água de corda automática a exibir a data em uma janela às 3 horas no mostrador. Refletindo as aspirações do mundo moderno, o Datejust tornou-se naturalmente o relógio que marca um encontro com o destino. Como os maiores clássicos do cinema, testemunha os momentos marcantes de nossas vidas.

Juntos, todos os elementos da decoração desempenham um papel no delineamento orgânico da sala. Ao convidar os visitantes a mergulhar no mundo de uma floresta tropical, a Rolex homenageia os exploradores e cientistas que agem no solo, dia após dia, para proteger o planeta.

A iniciativa Perpetual Planet

Por quase um século, a Rolex apoiou pioneiros que ultrapassaram os limites do empreendimento humano, aventurando-se nos lugares mais extremos da Terra. Com o tempo, essa conexão entre a marca e a exploração mudou. A exploração pela descoberta evoluiu para um compromisso de longo prazo com indivíduos e organizações que buscam entender os desafios ambientais atuais e propor soluções para superá-los.

Em 2019, esse compromisso foi fortalecido pela Iniciativa Perpetual Planet, originalmente construída sobre três pilares: o Rolex Awards for Enterprise e os parceiros de longa data Mission Blue e National Geographic Society. Desde então, a iniciativa não parou de crescer e hoje conta com mais de 20 parceiros.

Rolex e Hollywood

Em 2017, a Rolex selou sua parceria com a maior autoridade da indústria cinematográfica, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A Rolex tornou-se o Relógio Exclusivo da Academia, orgulhosa patrocinadora do Oscar e patrocinadora exclusiva do Governors Awards. A marca também é patrocinadora fundadora do Academy Museum of Motion Pictures.

A Rolex, portanto, promove a excelência, a perpetuação do conhecimento, a preservação da arte e o surgimento de novos talentos. A missão da Academia é defender a excelência no cinema e preservar seu legado para as gerações futuras, estimular a imaginação e celebrar os valores universais do cinema. Essa parceria de longo prazo ressalta a convergência dos valores compartilhados pela Rolex e pelas artes cinematográficas.

Iniciativa Perpertual Arts

Por mais de meio século, a Rolex fez parceria com alguns dos artistas mais talentosos do mundo e importantes instituições culturais para celebrar a excelência e contribuir para a perpetuação do patrimônio artístico, criando um elo entre o passado, o presente e o futuro.

Por meio da Rolex Perpetual Arts Initiative, que inclui todas as parcerias relacionadas à música, arquitetura e cinema, bem como a Rolex Mentor e Protégé Arts Initiative, a marca afirma seu compromisso perpétuo com a cultura.

Em todos esses esforços, a Rolex apoia a excelência artística e a transmissão do conhecimento às gerações futuras, fazendo uma contribuição duradoura para a cultura mundial.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Créditos

Da Redação

Da Redação

Redação ExameSomos o principal veículo para desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial no país. A marca Exame inclui o site, a revista, o aplicativo para smartphones, cursos, eventos e um serviço de análises financeiras.