Exame Logo

Negroni: saiba onde encontrar e como preparar – além de uma receita alternativa

Drinque centenária foi criada na Itália em 1919 e, segundo o guia International Brands Report, foi o mais consumido de 2022

Negroni foi criado há 103 anos a pedido de conde italiano (APTK Spirits/Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2023 às 14h19.

Última atualização em 6 de janeiro de 2023 às 14h23.

O ícone da coquetelaria mundial faz jus aos seus 103 anos. “Inventado” em 1919, na Itália, a história do Negroni tem diferentes versões, mas a que o tornou conhecido há décadas nasceu na cidade de Florença, quando o barman Fosco Scarselli foi solicitado pelo Conde Camilo Negroni a desenvolver algo mais forte que o tradicional Americano, outro drinque italiano clássico criado em 1860 com Campari, vermute e água gaseificada.

O aristocrata pediu para substituir a água pelo gim, em homenagem às suas últimas viagens para Londres e, no começo, a bebida ficou conhecida como "Americano à moda do conde Negroni". Em seguida, se popularizou apenas como Negroni. Nasce a partir daí o drinque que vem tomando a mesa dos mais elegantes do país e que deu origem a algumas variações, que, normalmente, substituem a base de gim por outra bebida.

Veja também

O Negroni é uma composição de três elementos em partes iguais: Gim, Red Bitter (Campari ou Scarlatti) e um vermute tinto (Circollo Rosso, Carpano ou Pontemes). Mas a grande sacada na preparação é o gelo, já que não pode haver alta diluição. O segedo é um cubo grande ou esfera de forma para que a diluição seja muito gradativa e a bebida fique gelada, não aguada. Um twist de laranja na borda do copo baixo, também pode colaborar com o gosto. Tudo com delicadeza e descrição.

Existem locais sensacionais de Negroni em todo o Brasil, como o Guilhotina e o Le Jazz em São Paulo; o Nosso, no Rio de Janeiro; e o Mistic, em Búzios (RJ). Outra dica é apreciar o drinque escutando um bom jazz de fundo - como Chat Baker ou Miles Davis -, sempre com bom humor e um copo baixo que permita visualizar o vermelho da bebida contrastando com o gelo translúcido.

Uma curiosidade importante, segundo o guia International Brands Report, o Negroni foi o drinque mais consumido em 2022, o que prova de que esse centenário nunca sai de moda.Além da receita tradicional, existem as versõesNegroni Jerez,Negroni CaféeNegroni com infusão de botânicos, para todos os gostos.

Aqui vai uma opção para quem quer apreciar o drinque numa receita diferente:

Negroni Jerez

Ingredientes:

Modo de preparo:

Colocar tudo em um copo baixo, adicionar o gelo, agitar com um misturador próprio e dar a terminação com um twist de laranja nas bordas do copo.

Essa versão é o nosso entendimento do diálogo entre Negroni e Espanha. Aconteceu da percepção de "seco" que o Jerez espanhol provoca, servir muito bem ao equilíbrio da receita original.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:Bebidasbebidas-alcoolicas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame