Acompanhe:

Com as temperaturas baixas do inverno, o cachecol sai dos armários e entra na seleção de peças de roupas para o uso no dia a dia. O acessório ajuda a dar um 'up' no look, mas não é só isso. O item também contribui para proteger de doenças que costuram vir acompanhadas do clima frio, como gripes, resfriados, e sintomas correlatos como a tosse e a dor de garganta.

“O cachecol serve para proteger o pescoço do frio, proporcionando isolamento térmico e conforto. Ao proteger o pescoço e a área do peito, eles podem ajudar a manter a temperatura corporal estável, reduzindo o risco de resfriados, além de prevenir a exposição direta ao vento, o que é especialmente benéfico para pessoas com problemas respiratórios, como asma”, explica Cristiane Passos Dias Levy, otorrinolaringologista do Hospital Paulista e especialista em alergias.

Ainda segundo a médica, o acessório não substitui medidas de saúde, como a vacinação. Inclusive o Ministério da Saúde ampliou a aplicação da vacina contra a gripe para toda a população. O imunizante bivalente contra a covid-19 também está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos.

Além disso, a otorrinolaringologista do Hospital Paulista alerta sobre o acondicionamento e lavagem do cachecol, além da escolha do tecido. Muitas vezes, a presença de certos alérgenos, como mofos e ácaros, podem produzir justamente um efeito reverso, tão ruim – ou até pior – que os sintomas da gripe ou do resfriado.

“A quem tem asma, rinite alérgica ou qualquer outro tipo de sensibilidade respiratória, é importante escolher roupas de tecidos hipoalergênicos e lavá-las regularmente. O mesmo vale para quem é alérgico a certos materiais, como tecidos sintéticos ou produtos químicos usados no processo de fabricação”, ressalta.

Qual o melhor tecido?

Embora a lã seja um material natural, com propriedades isolantes, macio, confortável e respirável, algumas pessoas podem ser sensíveis e devem evitar seu uso, diz a médica. Neste contexto, os cachecóis sintéticos são mais indicados para pessoas com sensibilidades ou alergias respiratórias.

Por serem feitos de materiais como poliéster, acrílico ou microfibra, isso os tornam mais leves, de secagem rápida e podem oferecer boa proteção contra o vento – ainda que não sejam tão eficientes em manter o calor quanto a lã.

"A escolha entre os dois tipos de cachecol dependerá das preferências individuais, necessidades específicas e condições climáticas em que serão usados", diz.

Higiene e conservação

  • Lave regularmente. Sobretudo antes da temporada de frio. Dependendo do material do cachecol, verifique as instruções de lavagem recomendadas. Geralmente, cachecóis de lã podem ser lavados à mão ou à máquina, em ciclo delicado, enquanto cachecóis sintéticos podem ser lavados mais facilmente;
  • Use detergente suave. Evite produtos químicos agressivos, com odor forte ou que possam danificar o cachecol. Certifique-se de enxaguar completamente para remover todos os resíduos de sabão;
  • Evite torcer ou esfregar durante a lavagem. Para conservar o cachecol, pressione suavemente para remover o excesso de água;
  • Seque adequadamente. Em uma superfície plana, ou pendure-o suavemente para secar ao ar livre. Evite a exposição direta à luz solar intensa, pois isso pode desbotar as cores;
  • Armazene corretamente. Ao guardar o cachecol, certifique-se de que esteja limpo e completamente seco. Dobre-o cuidadosamente ou enrole-o e guarde-o em local limpo e seco para evitar o acúmulo de sujeira, mofo ou odores indesejados.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
H&M e Zara são acusadas por ONG britânica de vínculos com desmatamento no Brasil
Brasil

H&M e Zara são acusadas por ONG britânica de vínculos com desmatamento no Brasil

Há 4 dias

Speedo apresenta roupa tecnológica que repele mosquito da dengue
Casual

Speedo apresenta roupa tecnológica que repele mosquito da dengue

Há 4 dias

Envelhecimento da população pressiona "geração sanduíche"; entenda o conceito
Mundo

Envelhecimento da população pressiona "geração sanduíche"; entenda o conceito

Há 5 dias

Maior cemitério de roupas do mundo vira passarela de semana de moda
ESG

Maior cemitério de roupas do mundo vira passarela de semana de moda

Há uma semana

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais