Exame Logo

Exposição de sobrevivente do holocausto é inaugurada no museu de Auschwitz

Exposição é aberta dias depois do massacre na sinagoga de Pittsburgh

Auschwitz: artista foi forçado a trabalhar nos crematórios e nas câmaras de gás durante o período nazista (Janek Skarzynski/AFP)
A

AFP

Publicado em 31 de outubro de 2018 às 15h29.

Uma grande exposição de pinturas de David Olère, um sobrevivente do antigo campo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau e testemunha de seus horrores, foi inaugurada no museu do campo na terça-feira, 30.

"A sua obra é excepcional porque sem ele (David Olère) não se saberia o que aconteceu dentro de um crematório", declarou Serge Klarsfeld, presidente da Associação Filhos e Filhas de Deportados Judeus da França durante a abertura da exposição. "Sequer teríamos a visão da câmara de gás", acrescentou.

Veja também

"Essa exposição é aberta dias depois do massacre na sinagoga de Pittsburgh. O antissemitismo segue vivo, talvez mais do que nunca", disse em referência ao pior massacre antissemita ocorrido nos Estados Unidos e que deixou 11 mortos.

A exposição, chamada "David Olère, o sobrevivente do crematório número III", reúne 19 quadros que pertencem ao museu, e outros 60 emprestados, entre outros, pelo memorial Yad Vashem de Jerusalém .

Olère, nascido em 1902 em Varsóvia de pais judeus, estudou na escola de Belas Artes, antes de se instalar em Berlim em 1918, e depois em Paris.

Considerado como membro da escola de Paris, com Pablo Picasso, Marc Chagall, Amadeo Modigliani e Henri Matisse, ganhou a vida fazendo cartazes decoradores de cinema para grandes estúdios como Paramount Pictures, Fox e Gaumont.

Deportado pelos nazistas para Auschwitz em 1943, foi forçado a trabalhar nos crematórios e nas câmaras de gás. Nas dezenas de desenhos e pinturas que criou posteriormente, descreveu Auschwitz com uma dureza que não haviam visto antes. Morreu em Paris em 1985.

Acompanhe tudo sobre:ExposiçõesNazismo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame