EXCLUSIVO: Luiz Melodia ganha tributo no cinema nesta quinta; assista à cena inédita
Produção celebra o legado de um dos artistas brasileiros mais importantes do século 20 com imagens de arquivo inéditas
Repórter de POP
Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 20h49.
Um dos maiores artistas brasileiros da década de 1970 agora é tema central nas telonas. Nesta quinta-feira, 16, chega aos cinemas " Luiz Melodia - No Coração do Brasil", da diretora Alessandra Dorgan.E a EXAME exibe um trecho do documentário com exclusividade.
A produção esmiúça não só o legado do cantor na cena musical da época, como também a importância dele para a cultura brasileira como o artista consciente, questionador e único que foi. Narrado em primeira pessoa, o documentário revela bastidores e entrevistas inéditos da vida de Melodia, com materiais inéditos de arquivo.
Além de celebrar a carreira do cantor, o documentário também aborda os desafios que Melodia teve diante das normas do mercado fonográfico e cultural brasileiro. Com a "Poesia Marginal", que corrompia na época com o português ortodoxo, o cantor foi um dos que mais marcou a música nacional nos anos 1970 pelo "jeito malandro" do morro.
Veja abaixo o trecho exclusivo do documentário de Luiz Melodia
Legado musical
O filme conta com Patrícia Palumbo como diretora musical. Ela destaca a autenticidade e originalidade do cantor como um dos principais motivos para o sucesso.
"Quando a gente ouve uma canção de Luiz Melodia, a gente sabe muito bem que é Luiz Melodia. Não só pela levada muito especial que ele faz nessa mistura de blues, jazz e samba, mas também pela maneira e pelas coisas que escreve. Ele tem um jeito de falar e de contar histórias a partir da vivência dele, como um menino crescido no Morro de São Carlos [no Rio de Janeiro]. E está tudo ali, na poesia", comenta.
Melodia foi amigo de alguns dos maiores escritores brasileiros, como Manoel de Barros e Waly Salomão, que o apresentou a Gal Costa. Já no primeiro álbum lançado, "Pérola Negra", é possível notar a conexão com a poesia dos conterrâneos. "Quando você ouve ‘Farrapo Humano’, existe uma associação direta com a poesia de Torquato Neto", acrescenta Palumbo.
Quem foi Luiz Melodia?
Luiz Melodiafoi um cantor, compositor e poeta carioca que trouxe um estilo inconfundível para a música brasileira. Nascido no Morro do Estácio, no Rio de Janeiro, misturousamba,blues,soulerockcom uma sofisticação única. O álbum de estreia,Pérola Negra(1973), é um marco na MPB, sobretudo pela faixa-título e “Estácio, Holly Estácio”.
Comvoz marcanteeletras poéticas, Melodia construiu uma carreira de mais de quatro décadas e foi reverenciado por grandes nomes da música e influenciando gerações. Ele morreu em agosto de 2017, por um câncer de medula óssea, aos 66 anos. Deixou um legado que continua a emocionar e inspirar amantes da boa música brasileira.
"Luiz Melodia - No Coração do Brasil" foi produzido pela bigBonsai, em coprodução com a MUK. Tem distribuição da Embaúba Filmes.