Casual

Escolhendo a lua de mel

Quando, aonde e como você viaja, tudo será o resultado de quanto você quer gastar

Viagem de lua de mel: veja como se preparar (Fly_dragonfly/Getty Images)

Viagem de lua de mel: veja como se preparar (Fly_dragonfly/Getty Images)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 17 de janeiro de 2020 às 08h00.

Última atualização em 17 de janeiro de 2020 às 09h00.

A ideia da lua de mel é conectar e fazer memórias, e há tantas maneiras de fazer isso quanto há casais recém-casados.

Alguns deles estão procurando uma fuga romântica, com praias e bangalôs, disse Dan Austin, fundador da Austin Adventures, operadora turística com sede em Montana, enquanto outros estão à procura de mais ação e aventura.

Mas, nesses cenários de sonho, os conceitos originais podem rapidamente dar lugar a considerações práticas de orçamento, distância e atividades em qualquer destino. O casamento e a lua de mel podem ser opressivos às vezes, por isso use este guia para encontrar um bom local com o mínimo de esforço.

Comece pelo orçamento

Quando, aonde e como você viaja, tudo será o resultado de quanto você quer gastar. Se você está pagando pelo casamento, considere o custo da lua de mel como parte do todo. Gastou muito na cerimônia? Alguma economia será necessária mais tarde para evitar começar sua vida de casado com dívidas.

Alguns casais pedem uma doação de fundo de lua de mel em vez de presentes. Sites como o HoneyFund oferecem esse processo on-line.

Considere procurar um destino de baixa temporada, para conseguir locais não muito lotados e preços mais baratos. "O destino pode depender da temporada", disse Austin.

Leia as letras miúdas para conferir as taxas do resort, como estacionamento ou outras, que possam rapidamente aumentar o preço anunciado. E certifique-se de separar dinheiro do orçamento para refeições e atividades especiais.

Decidir sobre a viagem desejada

Você está animado com a oportunidade de explorar uma nova cidade, relaxar em uma praia vazia, fazer um cruzeiro ou enfrentar uma trilha nas montanhas? Use essa resposta, combinada com seu orçamento, para obter uma pequena lista de lugares para pesquisar.

Molly e Jack Santucci combinaram o relax e a exploração em sua lua de mel no sul da Espanha no outono, com três dias nas praias da Costa Del Sol, seguidos por uma semana de viagem a cidades que não conheciam. "Saímos do casamento felizes e exaustos, por isso foi ótimo relaxarmos por alguns dias e depois viajarmos por um país que queríamos conhecer fazia muito tempo", disse ele.

Honeymoons are about connecting and making memories, but dreamy scenarios and out-of-the-box concepts can — and should — give way to practical considerations of budget, distance and activities. (Lars Leetaru/The New York Times) NO SALES; FOR EDITORIAL USE ONLY WITH NYT STORY HONEYMOONS-WEED-ART-BSPR-122419 FOR DEC. 23, 2019. ALL OTHER USE PROHIBITED. --

Honeymoons are about connecting and making memories, but dreamy scenarios and out-of-the-box concepts can — and should — give way to practical considerations of budget, distance and activities. (Lars Leetaru/The New York Times) NO SALES; FOR EDITORIAL USE ONLY WITH NYT STORY HONEYMOONS-WEED-ART-BSPR-122419 FOR DEC. 23, 2019. ALL OTHER USE PROHIBITED. -- (Lars Leetaru)

Considere um grupo

Viajar em grupo na lua de mel pode parecer contraintuitivo, mas é uma ótima maneira de deixar tudo a cargo de pessoas experientes. Para sua lua de mel, Andrew Pollen e sua esposa, Sarah, optaram por uma pequena viagem de caiaque em grupo com a Outdoor Odysseys, nas Ilhas San Juan, ao norte de Seattle, onde se casaram. O casal queria "fazer algo aventureiro", disse Andrew Pollen, mas, depois de planejar um longo fim de semana cheio de atividades para seus convidados, queriam deixar os detalhes da viagem para outra pessoa.

"Não somos campistas de verdade. Queríamos orientação", disse Sarah Pollen.

Outro benefício? "O resto do grupo muitas vezes abraça os recém-casados e os festeja durante toda a semana", afirmou Austin.

Explore sua história

Sua viagem também pode ser uma maneira de explorar sua história. Antonia R. Giannakakos-Ferman e Dan Ferman estão planejando uma viagem à Grécia e a Israel para sua lua de mel, para compartilhar mais profundamente suas culturas e as terras ancestrais juntos. O casal visitará os parentes de Giannakakos-Ferman em Krokees, uma pequena cidade montanhosa ao sul de Esparta, e verá os pontos turísticos de Atenas. De lá, viajará para Tel Aviv, onde o avô de Ferman nasceu, e para Jerusalém, onde celebrará o Shabbat no Muro das Lamentações. "Esses são os lugares mais próximos e queridos do nosso coração", disse Giannakakos-Ferman.

Busque segurança

Sempre e em qualquer lugar que visitar, você deve estar ciente de todas as potenciais questões de segurança e saúde. Se estiver indo para uma parte do mundo que esteja passando por agitação política, o site de viagens do Departamento de Estado dos Estados Unidos publica informações de segurança.

Se a noiva está pensando em engravidar em breve, preste atenção nos avisos do mosquito da zika e verifique o site do Centro de Controle de Doenças dos EUA.

Contar os dias de folga

Não use todos os seus dias de folga viajando. Por exemplo, se você está reservando um cruzeiro, pode precisar chegar à cidade portuária no dia anterior à partida, para se proteger contra quaisquer atrasos climáticos que possam fazer com que você perca o navio.

Alguns casais esperam um pouco, até que tenham mais tempo para viajar em sua lua de mel.

Saiba que a viagem é apenas o começo

Se não têm tempo ou dinheiro para chegar ao destino dos seus sonhos, vocês podem curtir seus momentos juntos em qualquer lugar. Vocês terão muitas férias pela frente juntos.

Mais de Casual

Com aumento de 20% no valor da premiação, US Open vai pagar a maior remuneração da história do tênis

Direção Sul: conheça três cafeterias em Brasília

Melhor hotel do mundo dribla desastres no Sul e lança conjunto residencial no Rio de Janeiro

São Paulo recebe pela primeira vez o Sand Series, maior evento de beach tennis do mundo

Mais na Exame