Do desfile da Dior para o Brasil: obras de Joana Vasconcelos são atrações no Museu Oscar Niemeyer
Sete metros de altura e vinte metros de comprimento, a obra Valquíria Miss Dior é uma das peças da artista portuguesa que desembarcam hoje, 23, em Curitiba
Repórter de Casual
Publicado em 23 de novembro de 2023 às 09h58.
Última atualização em 23 de novembro de 2023 às 09h59.
Sete metros de altura e vinte metros de comprimento, a obra Valquíria Miss Dior, feita com crochê de lã, tecidos e poliéster, suspensa em cabos de aço, é uma das peças da artista portuguesa Joana Vasconcelos que desembarcam hoje, 23, em Curitiba no Museu Oscar Niemeyer.
A mostra Extravagâncias é a maior exposição individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo MON.
- Robô aspirador: confira as melhores opções custo-benefício
- Melhor celular até R$ 1,2 mil: dez melhores opções para comprar em 2024
- Quando é a Black Friday 2023? Veja qual dia cai a data
- Lucro dos bancos subiu, mas baixas avaliações devem pesar no crescimento do crédito, diz BCE
- Black Friday: Vivaz, marca do Grupo Cyrela, tem apartamentos com descontos de até R$ 90 mil
- Black Friday: pesquisa aponta que 62% dos varejistas esperam vender mais neste ano
“Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do Museu foram ocupados pelo colorido e pela criatividade dessa artista que vive e trabalha em Lisboa, mas cuja arte transborda os limites de Portugal e da Europa e fascina o público de vários continentes”, explica a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika. “Instalações e esculturas monumentais extrapolam o espaço e invadem o MON, convidando o visitante a mergulhar num universo jamais criado no Museu”.
“Outro destaque é a ‘Valquíria Matarazzo’, que recepciona o público instalada sobre a rampa principal de acesso ao Museu, na entrada de visitantes, local nunca utilizado como espaço expositivo”, conta Juliana.
O curador da mostra, o francês Marc Pottier, afirma que “Extravagâncias”, de Joana Vasconcelos, transcende o barroco e o kitsch. “Depois do Guggenheim de Bilbao, do Château de Versailles, do Palazzo Grassi de Veneza, a artista apresenta a sua primeira exposição museológica no Brasil”, informa.
Ele explica que a gigantesca instalação “Valquíria Miss Dior” foi criada neste ano pela artista para o desfile da Dior , em Paris, e atualmente figura nas vitrines da marca em vários locais do planeta. “É uma obra que desafia todas as tendências artísticas e quebra a monotonia de uma estética”, diz o curador.
“A seleção de modelos dos seus principais projetos site-specific realizados em todo o mundo permite-nos captar a amplitude de uma personalidade extraordinária que parece ter o céu como limite”, comenta.
Além do Olho e da rampa do Museu, o trabalho da artista ocupa os andares da torre e espaços Araucária, onde o público poderá ver obras como “Pantelmina”, “Big Booby”, maquetes dos icônicos “Solitário”, “Castiçais”, “Gateway”, “Bolo de Noiva”, “Máscara” e “Sapato”, além de diversos painéis.
“Estou muito feliz por voltar ao Brasil e poder reunir a minha última ‘Valquíria (Miss Dior)’ com a que criei para o Matarazzo em 2014, num diálogo muito interessante não só entre as duas obras, mas também com a arquitetura do Museu. Concebi ainda, especialmente para o MON e pela primeira vez na minha carreira, uma mostra de maquetes que vai permitir explorar a ligação da obra de arte com o espaço e a arquitetura, uma ideia que surgiu a partir do privilégio que é expor no ‘Olho’ do Niemeyer”, diz Vasconcelos.
Serviço:
“Extravagâncias”, de Joana Vasconcelos
Museu Oscar Niemeyer
De 23 de novembro de 2023 a maio de 2024
R. Mal. Hermes, 999, Curitiba - PR