(Viva Decora/Divulgação)
Julia Storch
Publicado em 12 de dezembro de 2021 às 08h34.
Uma boa decoração não exige grandes produções. Mas com boas escolhas, é possível deixar os ambientes de casa mais bonitos, não comprometendo a sua harmonia visual.
Saiba como utilizar os enfeites de Natal mais simples e delicados para transformar completamente sua casa para o final de ano.
Neste momento, em que vivemos uma rotina onde passamos mais tempo dentro de casa, não podemos exagerar demais nas produções de decoração de Natal.
“(...) se a sua praia é evitar muita decoração, talvez o estilo minimalista seja a pedida para o seu Natal. Dessa forma, você poderá evitar grandes e complexas decorações, ao mesmo tempo, em que cria um ambiente moderno, atrativo e simples. Assim, essa é uma boa alternativa para quem não tem muito espaço, ou prefere menos objetos decorativos", segundo o Blog Sedil.
“(...) é preciso entender que esse tipo de decoração só funciona em ambientes com cores mais claras. Isso porque, com cores fortes e chamativas, a decoração minimalista será totalmente ofuscada e não fará efeito".
O motivo é não sobrecarregar visualmente os espaços que habitamos para que eles se mantenham harmoniosos e de energias equilibradas, proporcionando conforto e bem-estar. Por isso, a primeira recomendação que damos é investir em uma menor quantidade de enfeites, dando toques sutis de alegria e diversão nos ambientes.
Encare a decoração da sua casa do mesmo jeito com que você lida com a produção do seu look no dia a dia. Ou seja, pode-se recorrer a acessórios, mas com cautela e seguindo uma coerência de linguagem, proporções, e paleta de cores.
Elaborar uma decoração de Natal com menos elementos não significa que o resultado será monótono e triste. Para atingir o efeito desejado, devemos explorar as possibilidades de criação de efeitos visuais.
Primeiro brincar com as alturas dos arranjos e outras peças colocadas em locais estratégicos da casa. Inclusive uma ideia super bacana é transmitir mensagens escritas por meio destes agrupamentos.
É interessante ainda trabalhar com diferentes texturas - como de galhos e pinhas. Também com transparências - talvez com peças de vidro - e brilhos - seja de artigos metalizados, velas ou luzinhas.
Por último, não podemos deixar de citar o poder das cores. Além da paleta tradicional, em verde e vermelho, podemos abusar do dourado, uma forte tendência de decoração 2021-2022.
Quando falamos sobre poupar, não estamos necessariamente citando a questão financeira, mas o consumo consciente. Lembrando que o Natal é uma festa em que a principal mensagem é o amor representado através da partilha, da comunhão.
Então, de fato, o foco principal dessa comemoração deveria ser o amor, que também deveríamos ser pelo nosso planeta. Diante disso, a proposta de decoração que temos é aquela mais minimalista, sustentável e ecológica possível.
O pinheirinho pequeno colocado em melhor destaque na sala pode ter muito mais força visual do que um pinheiro grande no cômodo.
Artigos com muita luz e brilho podem praticamente preencher áreas inteiras da decoração. E muitos ornamentos também podem ser feitos com galhos, pinhas e até flores, folhas e frutos encontrados no jardim de casa.
Ainda é possível personalizar copos e outros frascos de vidro como castiçais. Adaptar baldes metálicos como cachepôs para pinheiros, caixa de madeira ou travessa dourada como centro de mesa, e usar sousplats de fibra ou em tons de vermelho e verde como base para arranjos.
Por último, fazer capas de almofadas e meias de crochê para lareira; assim como customizar quadrinhos com restos de papel de presente, tinta e glitter.
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.