Los Angeles - Os tapetes vermelhos foram enrolados e os prêmios dos festivais foram entregues, agora começa o dilúvio de filmes pequenos e independentes atrás de exibições e de uma vaga no <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/oscar">Oscar</a></strong>.</p>
Ao contrário do ano passado, quando “12 Anos De Escravidão” e “Gravidade” emergiram dos festivais de Toronto, Veneza e Telluride como francos favoritos aos principais prêmios, o destino da safra de 2014 é mais incerta.
Há muitos filmes aclamados no horizonte, mas a corrida para a grande honraria de fevereiro do ano que vem está em aberto.
Um forte candidato é o vencedor de Toronto , "The Imitation Game", biografia do decifrador de códigos britânico Alan Turing, interpretado pelo popular Benedict Cumberbatch, uma escolha de elenco que provavelmente ajudou a produção a conquistar o prêmio de melhor filme eleito pelo público.
“12 Anos De Escravidão”, que venceu no evento canadense do ano passado, levou o Oscar de melhor filme no duelo com “Gravidade”.
“É um ótimo lugar para se apresentar um filme”, disse Michael Barker, co-presidente da Sony Pictures Classics, que exibiu nove produções no maior festival norte-americano. “A apresentação, a aura, a atmosfera – é o melhor lugar para críticos e exibidores verem o filme com uma plateia receptiva.”
Ele e o co-presidente Tom Bernard apresentaram "Whiplash", história de um baterista de jazz obcecado com a perfeição e vencedora em Sundance, e "Foxcatcher", favorito em Cannes estrelado por um Steve Carell irreconhecível no papel de um descendente da família Du Pont que assassina um campeão de luta-livre.
Os dois filmes agradaram a crítica e a Sony esperou para lançá-los no outono do hemisfério norte (primavera no Brasil) para aumentar seu potencial nas premiações.
A empresa Weinstein Co., que está por trás de "The Imitation Game", já considerado o carro chefe da temporada, saiu de Toronto com outro filme promissor, "St. Vincent", que traz Bill Murray como um ranzinza festeiro e mentor improvável de um menino e foi eleito o segundo melhor filme do evento.
Apesar do ano bem-sucedido para filmes menores, incluindo o rito de passagem "Boyhood" e "O Grande Hotel Budapeste", de Wes Anderson, o mercado para a aquisição de filmes em Toronto esteve morno.
“As pessoas não estão vendo este lugar como um mercado como viam antes”, afirmou Bernard.
Bill Bromiley, presidente da nova e ambiciosa distribuidora Saban Films, que está lançando “The Homesman", faroeste dirigido pelo ator Tommy Lee Jones, disse achar que “as pessoas estavam ansiosas por alguns filmes que não saíram tão bons quanto esperávamos”.
- 1. Perdedores
1 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)
São Paulo - Nem sempre os critérios de escolha da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood são unânimes. E, quando se trata de
Oscar , o número de indicações de um
filme não é uma garantia de premiação. É o caso de "Trapaça", que faturou 10 indicações, mas saiu de mãos abanando da cerimônia. Com tantas atuações impressionantes e produções muito bem executadas, fica difícil contemplar a todos que fizeram um bom trabalho. Além do longa-metragem dirigido por David O. Russell, o
ator Leonardo DiCaprio é outro exemplo de esnobado, que mais uma vez ficou sem a estatueta de melhor ator. A seguir, você confere estee e outros notáveis "perdedores" desta edição do Oscar.
- 2. Filme "Trapaça"
2 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)
Indicado ao Oscar em 10 categorias, o filme "Trapaça" tinha tudo para conquistar um lugar ao sol na premiação deste ano, mas foi completamente deixado de lado pela Academia. Com um elenco de peso, o longa parecia ser destinado a roubar a cena, ainda mais depois de se destacar no Globo de Ouro, com o prêmio de melhor filme de comédia. Mas ficou apenas na promessa.
- 3. Filme "Nebraska"
3 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)
Na lista dos filmes que receberam mais indicações, o longa "Nebraska" também havia saído na frente, com 6 nomeações (melhor filme, ator, atriz coadjuvante, roteiro original, diretor, fotografia). No entanto, nenhum desses prêmios foi entregue aos responsáveis pelo longa.
- 4. Filme "Capitão Phillips"
4 /10(Divulgação)
Assim como "Nebraska", o filme "Capitão Phillips" recebeu nada menos do que 6 nomeações ao Oscar (melhor filme, ator coadjuvante, roteiro adaptado, edição/montagem, edição de som, mixagem de som), somando ao nome de peso no papel principal, Tom Hanks. No entanto, nem isso foi suficiente para render ao filme uma estatueta sequer.
- 5. David O. Russell
5 /10(Getty Images)
O diretor David O. Russell tem um grande histórico de nomeações no Oscar. No ano passado, seu filme "O Lado Bm Vida" foi indicado em oito categorias, incluindo melhor filme e diretor. Neste ano, seu trabalho "Trapaça" se destacou em 10 (melhor filme, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro original, diretor, edição/montagem, direção de arte, figurino). Mas, ao que parece, o problema de Russell está na hora de ganhar os prêmios. Em 2013, o longa recebeu apenas o Oscar de melhor atriz, com Jennifer Lawrence. Neste, nenhuma estatueta chegou às mãos de pessoas que trabalharam no filme.
- 6. Bradley Cooper
6 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)
Pela segunda vez seguida, o ator Bradley Cooper foi "esnobado" pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. No ano passado, ele havia sido indicado ao Oscar de melhor ator pelo filme "O Lado Bom da Vida", mas perdeu para Daniel Day-Lewis. Neste ano, a bola da vez foi Jarred Leto, que venceu na categoria de melhor ator coadjuvante e deixou este astro de "Trapaça" de lado.
- 7. Amy Adams
7 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)
Uma das grandes favoritas do Oscar 2014, Amy Adams não conseguiu a tão sonhada estatueta de melhor atriz. Contrariando previsões e decepcionando fãs, ela perdeu para Cate Blanchett e terá que se contentar apenas com o Globo de Ouro de melhor atriz de comédia ou musical, pelo filme "Trapaça".
- 8. Jennifer Lawrence
8 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)
Um ano depois de receber o Oscar de melhor atriz, Jennifer Lawrence foi esnobada desta vez, após ser indicada a melhor atriz coadjuvante. Apesar de sua atuação de destaque no filme "Trapaça", a jovem não conseguiu a proeza incomum de receber duas estatuetas em anos consecutivos.
- 9. Leonardo DiCaprio
9 /10(REUTERS/Suzanne Plunkett)
A sequência de derrotas de Leonardo DiCaprio no Oscar tem se tornado piada, recentemente. Apesar de a Academia já ter percebido que ele não é apenas mais um rostinho bonito e que talento é o que não falta em sua carreira, DiCaprio foi novamente deixado de lado na premiação, depois da indicação a melhor ator por seu papel em "O Lobo de Wall-Street". Esta foi a quarta indicação ao Oscar em sua carreira e, agora, terá que esperar até seu próximo personagem para tentar ganhar a primeira estatueta.
- 10. Veja, agora, os artistas que brilharam e os que erraram na moda do Oscar
10 /10(REUTERS/Mario Anzuoni)