Curiosidades que você precisa saber antes de assistir ao Oscar 2019
A 91ª edição do Oscar, que será realizada no domingo, em Los Angeles, foi precedida por algumas polêmicas
EFE
Publicado em 22 de fevereiro de 2019 às 16h30.
Última atualização em 22 de fevereiro de 2019 às 16h31.
A 91ª edição do Oscar , que será realizada no domingo, em Los Angeles, foi precedida por algumas polêmicas, como o fato de que não haverá um apresentador e a eliminação do anunciado prêmio de melhor filme popular.
Confira nove curiosidades que você precisa saber antes de assistir ao Oscar.
1.- Pela primeira vez em 30 anos a festa não terá um mestre de cerimônias. O comediante Kevin Hart, um dos mais populares dos Estados Unidos, foi o escolhido, mas antigas mensagens com conteúdo homofóbico na conta dele no Twitter o obrigaram a desistir.
2.- Como contrapartida, a Academia de Hollywood não para de anunciar grandes nomes para anunciar os premiados de cada categoria: Charlize Theron, Javier Bardem, Angela Bassett, Chadwick Boseman, Emilia Clarke, James McAvoy, Melissa McCarthy, Jason Momoa, Daniel Craig, Chris Evans, Tina Fey, Whoopi Goldberg, Brie Larson, Jennifer López e Amy Poehler são alguns.
3.- A uma semana da cerimônia, a Academia de Hollywood voltou atrás em uma das ideias mais polêmicas que tinha decidido aplicar: anunciar os prêmios de fotografia, montagem, curta-metragem e maquiagem durante os intervalos comerciais, o que gerou críticas de personalidades como Martin Scorsese, Guillermo del Toro, Alejandro González Iñárritu, Quentin Tarantino, George Clooney, Brad Pitt, Damien Chazelle e Spike Lee.
4.- "Roma" pode bater vários recordes, como o de ser o primeiro longa não falado em inglês a conquistar o prêmio de melhor filme. E pode ser a primeira produção mexicana a ganhar a estatueta de melhor filme estrangeiro.
5.- Se Cuarón levar o prêmio de melhor direção, será o segundo para ele e o quinto em seis anos para cineastas mexicanos: em 2014, ele próprio faturou por "Gravidade"; em 2015 foi a vez de Iñárritu, por "Birdman"; em 2016, Iñárritu ganhou novamente, por "O Regresso"; e em 2018, Guillermo del Toro levou o prêmio por "A Forma da Água".
6.- A categoria de melhor direção, aliás, será a mais internacional deste ano, com três cineastas estrangeiros indicados: Cuarón, o grego Yorgos Lanthimos, por "A Favorita" - filme que se iguala a "Roma" com dez indicações -, e o polonês Pawel Pawlikowsky, por "Guerra Fria". Os donos da casa estarão representados por Spike Lee - sua primeira indicação, embora pareça mentira -, por "Infiltrado na Klan", e Adam McKay, por "Vice".
7.- Também nesta edição, o filme com maior sucesso de bilheteira entre os participantes, "Pantera Negra", deve levar apenas prêmios menores, após perder sua oportunidade de brilhar mais quando a Academia decidiu, após tê-lo anunciado, eliminar o Oscar de melhor filme popular.
8.- Um dos momentos mais esperados será o de ver a sempre extravagante Lady Gaga subir ao palco para receber o prêmio de melhor canção por "Shallow", de "Nasce Uma Estrela", filme que protagoniza - e pelo qual está indicada como melhor atriz, mas com poucas chances de ganhá-lo -. No, entanto, Kendrick Lamar, por "All the Stars" ("Pantera Negra"), tem chances de aparecer como azarão na categoria.
9.- Nesta edição, os premiados terão até 90 segundos - a partir do momento em que são mencionados - para fazer o discurso de agradecimento. O que a Academia não esclareceu é se cortará o áudio dos microfones ou se os mais rápidos serão presentados, por exemplo, com uma televisão, como aconteceu recentemente no Goya, maior premiação do cinema espanhol. EFE