Acompanhe:

A Volvo está deixando de lado a discrição das raízes suecas e pretende fazer bastante barulho no ano que vem. A meta é ousada: dobrar as vendas, de cerca de 8.000 carros este ano para 17.000 unidades em 2024. E isso em pleno momento de aumento de impostos para carros eletrificados.

Quem explica de que forma a montadora quer atingir esses números é Marcelo Godoy, que acaba de assumir o cargo de presidente para o Brasil. O executivo antecipou para EXAME Casual a estratégia da marca durante um café da manhã para alguns jornalistas, na terça-feira 5.

A grande aposta da marca é o EX30, um SUV compacto 100% elétrico apresentado este ano em um evento em Milão. O carro fabricado na China está em pré-venda no Brasil e já tem 2.000 unidades reservadas. O preço de entrada é 220.000 reais. “O modelo deve atingir um público expandido, que não está hoje na marca e nem na eletrificação”, diz Godoy.

Meta é vender 8.000 unidades do EX30

A meta da empresa é vender por volta de 8.000 unidades do EX30 em 2024. “Entre os outros modelos, a ideia é crescer as vendas entre 15% e 20%”, afirma Godoy. Estão disponíveis hoje no mercado brasileiro dois modelos elétricos, o C40 Recharge e o XC40 Recharge, e os híbridos XC60 Recharge e XC90 Recharge.

A aposta no EX30 é clara: um modelo de entrada, com a chancela Volvo, para clientes hoje de marcas como Toyota e Jeep. Em termos de produto, está previsto para o ano que vem ainda o lançamento do EX60, uma versão expandida do EX30, além de um face lifting nos atuais XC60 e XC90.

A estratégia de crescimento da marca passa também pelo repasse apenas parcial dos novos impostos para o consumidor final. Pela nova regra, a taxação de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in volta a partir de janeiro de 2024 e chegará a 35% até julho de 2026, progressivamente.

Repasse de 7,7% de imposto para o cliente

Na Volvo, o repasse médio para o consumidor será de 7,7%. O novo EX30 terá um ajuste de somente 5%, que vale já para quem adquiriu o carro na pré-venda. O XC40 e o C40 receberão 10%. E os modelos XC60 e XC90, com motorização híbrida, terão seus valores ajustados em 10%. Isso para todo o ano de 2024.

“Uma coisa que conquistamos e que não vamos perder é a liderança em carros elétricos no segmento premium”, diz Godoy. “Mesmo com o aumento de imposto queremos manter a relevância da marca, e isso passa por garantir e aumentar o volume.”

Dessa forma, dentro de uma estratégia global, a operação brasileira sacrifica parte da margem. “Isso reafirma nosso compromisso com o país”, afirma o executivo. “Fizemos algo parecido na crise de 2015 e 2016. Foi o momento lá atrás de construir marca e ajudar a acelerar a eletrificação no país.”

A importância do Brasil para a Volvo

Marcelo Godoy deixou o cargo de diretor financeiro para ser o novo líder da empresa sueca no país. Tem oito anos de empresa e 25 anos de experiência profissional. É formado em economia pela Fundação Santo André e já passou por diversos setores, como telefonia e construção civil, além de uma breve passagem pelo mercado financeiro

Sua nomeação faz parte de uma reestruturação ampla, que mostra o bom momento da operação brasileira. O executivo assumiu a vaga deixada por Luis Rezende, que no mês passado foi nomeado head de Global Importers, uma operação de mais de 60 países. Fazem parte dessa estrutura o México, América Latina, países do leste Europeu e Ásia, África do Sul, entre outros.

Toda a região deve atingir um patamar de vendas de 55.000 veículos neste ano. Isso é mais do que todo o mercado brasileiro de carros premium. A meta de chegar a 17.000 carros vendidos este ano mostra a expectativa em relação ao mercado brasileiro.

“Foi uma transição trabalhada e desenhada”, afirma Godoy. “Se fosse há uns três anos eu estaria bastante ansioso, mas agora me sinto preparado e tranquilo para esse desafio.”

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
A nova coleção de óculos Ferrari que marca entrada no portfólio da EssilorLuxottica
Casual

A nova coleção de óculos Ferrari que marca entrada no portfólio da EssilorLuxottica

Há 9 horas

General Motors lança SUV elétrico Cadillac Lyriq na Europa em aposta no mercado de luxo
Casual

General Motors lança SUV elétrico Cadillac Lyriq na Europa em aposta no mercado de luxo

Há 19 horas

Praia, cidade ou montanha: três carros ideias para a sua próxima viagem
Casual

Praia, cidade ou montanha: três carros ideias para a sua próxima viagem

Há 20 horas

BYD lança seu carro mais caro, de R$ 1,1 milhão, para concorrer com Ferrari e Lamborghini
Casual

BYD lança seu carro mais caro, de R$ 1,1 milhão, para concorrer com Ferrari e Lamborghini

Há 20 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais