Clipe faz piada de cortes de energia e vira hit do verão na Síria
Há mais de dez anos com o país em guerra, cotidiano dos sírios é marcada por todo o tipo de privação, incluindo a de luz, com cortes que podem durar até 20 horas na capital, Damasco
GabrielJusto
Publicado em 19 de agosto de 2021 às 14h08.
Última atualização em 19 de agosto de 2021 às 15h31.
O "hit" musical do verão na Síria fala de amor e separação. Porém, mais do que a letra, a popularidade de Ya Weel Weely ("Oh, desgraça, minha desgraça!") está no clipe que reproduz com humor os permanentes cortes de energia no país.
Desde seu lançamento no final de julho, a balada do grupo sírio Safar, criado pelo cantor Shadi Safadi, acumula mais de 5 milhões de visualizações no YouTube. Quando o grupo de seis músicos se propôs a fazer o videoclipe de baixo orçamento, o principal desafio foi gravá-lo em meio aos cortes diários de energia.
"Toda vez que eu visitava um deles [ os músicos ], a luz caía, invariavelmente", lembra o diretor do clipe, Yazan Shorbatji. "Então, por que não filmar a música e destacar a situação do setor elétrico?", perguntou-se, explicando que, finalmente, integrou o problema ao vídeo, usando lanternas e baterias recarregáveis.
Em um país onde a guerra, deflagrada em 2011, devastou a economia e a infraestrutura, a vida cotidiana dos sírios é marcada por todo o tipo de privação, incluindo a de luz, com cortes que podem durar até 20 horas em Damasco, capital do país.
Com quase 5 minutos de duração, o vídeo começa no escuro. Uma mão acende um isqueiro. Em seguida, a pálida luz de uma lanterna atravessa a escuridão da sala, iluminando vagamente um peixe dourado em seu aquário, antes de se fixar nos músicos, todos vestidos de preto.
Vê-se, então, duas mãos em um sintetizador e, depois, dedos arranhando as cordas de uma cítara. Finalmente, o cantor começa sua balada melancólica com voz gutural: "Não diga que meu coração é duro e feito de pedra", diz Shadi.
Em outra cena, o grupo é mostrado adorando uma lâmpada de filamento trêmulo. E, em outras imagens, os instrumentos e o suporte do microfone foram decorados com luzes de várias cores. "Esse vídeo foi feito com todo o tipo de lâmpada LED e com lâmpadas com bateria. True Story [ história verdadeira ]!!!", lê-se ao final do clipe.
"As pessoas gostaram da letra e da música, mas o público também ficou comovido com o clipe", disse Wafi al-Abbas, um dos membros do Safar.