Exame Logo

Audiência do Oscar cai 16% nos Estados Unidos

A transmissão da cerimônia atraiu 16% a menos de telespectadores do que no ano passado, ficando em 36,6 milhões de pessoas nos EUA

Estátua do Oscar e cartaz ao fundo: os críticos disseram ter sido uma longa e enfadonha apresentação (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2015 às 19h44.

Los Angeles - A transmissão da cerimônia do Oscar no domingo à noite pela rede ABC atraiu 16 por cento a menos de telespectadores do que no ano passado, mostraram dados da medidora Nielsen, o que pode ser explicado pelo que os críticos disseram ter sido uma longa e enfadonha apresentação, assim como pelo fraco desempenho em bilheterias dos principais indicados.

Os dados da Nielsen mostraram nesta segunda-feira que a audiência ficou em 36,6 milhões de pessoas nos Estados Unidos , uma preocupante queda para a ABC, que pertence à Walt Disney , já que o evento é sua maior atração anual.

A ABC bancou o ator Neil Patrick Harris, elogiado por seu desempenho como apresentador das premiações de TV Emmy e de teatro Tony, para incrementar ainda mais o impulso dado pela comediante Ellen DeGeneres, que ajudou a atrair os 43,7 milhões de telespectadores que sintonizaram a cerimônia do Oscar no ano passado, a maior audiência desde 2000.

A apresentação do Oscar atrai anualmente a maior audiência não esportiva da TV dos EUA, mas o show deste ano atraiu o menor número de telespectadores desde 2009. Harris, de 41 anos, que possui um grande número de fãs entre os jovens por ter sido um dos astros do sitcom “Como Eu Conheci Sua Mãe”, foi visto como uma possível ponte entre os espectadores mais velhos e as audiências mais jovens, as mais perseguidas pelos anunciantes.

Os produtores Craig Zadan e Neil Meron, agora em sua terceira temporada à frente da cerimônia do Oscar, apostaram em grandes números musicais, como o tributo de Lady Gaga à música tema de “A Noviça Rebelde” e uma abertura cheia de som e dança, mas que falhou em extrair uma grande ovação da plateia repleta de celebridades.

São Paulo - Receber muitas indicações ao Oscar não é sinônimo de muitos prêmios. Pelo menos é o que parece quando se olha para muitos filmes indicados deste ano, que tiveram resultados tímidos na cerimônia, que aconteceu neste domingo, em Los Angeles. "Boyhood" e "Sniper Americano", por exemplo, tiveram seis indicações, cada, mas levaram para casa somente uma estatueta. "Foxcatcher", indicado a cinco prêmios, não levou uma sequer. Claro que ser nomeado já pode ser considerado uma vitória, mas isso também tem um gosto com fundo agridoce.
  • 2. "Boyhood - Da Infância à juventude"

    2 /9(Divulgação)

  • Veja também

    O filme "Boyhood - da Infância à Juventude" teve seis indicações, incluindo de melhor filme e melhor diretor, mas conquistou apenas o Oscar de melhor atriz coadjuvante, pelo trabalho de Patricia Arquette.
  • 3. "Sniper Americano"

    3 /9(Divulgação)

  • Assim como "Boyhood", o longa-metragem "Sniper Americano" recebeu seis indicações, como de melhor filme e roteiro adaptado. Ao final da cerimônia, a trama que mostra a vida de um atirador de elite americano conquistou apenas o prêmio técnico de melhor edição de som.
  • 4. "Foxcatcher - Uma história que chocou o mundo"

    4 /9(Divulgação)

    Outro longa-metragem que não conseguiu um lugar ao sol no Oscar de 2015 foi "Foxcatcher - Uma história que chocou o mundo". O filme que marcou a entrada de Steve Carell como ator de drama teve cinco indicações, como melhor filme, ator e ator coadjuvante, mas saiu da festa com as mãos vazias.
  • 5. "O Jogo da Imitação"

    5 /9(Divulgação/O Jogo da Imitação)

    Indicado em oito categorias, "O jogo da imitação" também ficou só na promessa. O longa-metragem ganhou apenas o prêmio de roteiro adaptado, apesar de Benedict Cumberbatch, indicado a melhor ator, ter sido muito elogiado.
  • 6. "Uma Aventura Lego"

    6 /9(Divulgação / Warner Bros.)

    O desenho "Uma Aventura Lego" já havia sido esnobado na época das nomeações, quando ficou de fora da categoria de melhor animação, mesmo com seu grande sucesso nos cinemas. Nesta noite, o único prêmio ao qual concorreu, de melhor canção original, com "Everything is Awesome", ficou (merecidamente) para "Glory", de "Selma".
  • 7. Richard Linklater

    7 /9(REUTERS/Mike Blake)

    A inovação de Richard Linklater não foi o suficiente para convencer a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O idealizador de "Boyhood" era um dos grandes favoritos ao prêmio de melhor diretor, por ter feito a proeza de filmar um único trabalho por 12 anos, com o mesmo elenco, para mostrar a real passagem do tempo para cada personagem.
  • 8. Bradley Cooper

    8 /9(Getty Images)

    O ator Bradley Cooper, estrela de "Sniper Americano", era uma grande aposta para vencer a categoria de melhor ator neste Oscar, mas não foi desta vez - de novo. Esta foi a terceira oportunidade seguida de ganhar uma estatueta que ele perde. Na festa de 2013, ele havia sido indicado por "O lado bom da vida" e, em 2014, disputou pelo papel em "Trapaça".
  • 9. Veja, agora:

    9 /9(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaDisneyEmpresasEmpresas americanasEntretenimentoEstados Unidos (EUA)FilmesOscarPaíses ricos

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame