75% dos brasileiros usam streamings todos os dias, revela pesquisa

Em comparação com 12 atividades do dia a dia, como ler livros e sair com amigos, o streaming foi apontado como preferido em nove
 (Jakub Porzycki/NurPhoto/Getty Images)
(Jakub Porzycki/NurPhoto/Getty Images)
Por Matheus DoliveiraPublicado em 09/02/2022 08:30 | Última atualização em 11/02/2022 15:45Tempo de Leitura: 3 min de leitura

Uma pesquisa encomendada pela Roku, plataforma que agrega mais de 5.000 canais de streaming e chegou que ao Brasil em 2020, revelou que 75% dos brasileiros usam plataformas de streaming todos os dias, sendo que 88% dos entrevistados já viraram a noite maratonando uma série.

A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto FSB Pesquisa e realizada entre os dias 29 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022 em abordagem online com dois mil consumidores de 18 anos ou mais. "O streaming está muito mais acessível e praticamente a população inteira faz streaming de algum conteúdo, seja de filmes, séries, esportes, música, programação infantil. Segundo a pesquisa, os que mais fazem streaming são os millenials (Geração Y - 80%) das classes A (82%) e B (81%)", diz Luis Bianchi, diretor de marketing América Latina da Roku.

Em comparação com 12 atividades do dia a dia, o streaming foi apontado como preferido em nove. Ao serem perguntados o que preferem fazer, se usar streaming ou realizar um grupo de 12 atividades do dia a dia, os entrevistados responderam que preferem estar conectado em vez de: ler um livro (74%); assistir a um jogo do seu time de futebol (68%); sair com amigos (63%); praticar esportes (R$ 61%) e ir a uma festa ou show (61%).

Para os brasileiros ouvidos pela pesquisa, as únicas atividades que continuam sendo mais atrativas que os streamings são: ir à praia (39%), ficar com a família (32%) e fazer sexo (25%). “À medida que o streaming se torna mais acessível, com conexão de internet melhor e mais abrangente, com aparelhos conectados mais disponíveis e diversificação de conteúdos, os consumidores vão aumentando. Há poucos anos, o streaming estava restrito a usuários mais tecnológicos, mas hoje, e especialmente com a pandemia, que acelerou algo que era apenas uma tendência, vemos que está se tornando mainstream. ", diz Bianchi.

A pesquisa mostra, ainda, que 51% dos respondentes normalmente usam os streamings sozinhos, enquanto 42% do público assiste em família. Qual a ocasião de consumo? 89% das pessoas usam as plataformas durante as refeições, e 55% enquanto estão arrumando a casa.

Outro comportamento bem brasileiro apontado pela pesquisa é o hábito de maratonar: 87% dos entrevistados responderam que já maratonaram alguma série pelo menos uma vez na vida. Talvez por isso, 8 em cada 10 pessoas preferem que os episódios sejam disponibilizados de uma vez só em vez de aos poucos. "O consumidor brasileiro vem demandando conteúdo gratuito cada vez mais via canais que não exigem assinatura. Canais como Pluto TV e Vix crescem muito na nossa plataforma, com séries, novelas e filmes clássicos e mais antigos. Este apetite pelos canais gratuitos também tem se mostrado um comportamento bem nacional", afirma Bianchi.

Quando o assunto é conteúdo, a pesquisa perguntou aos respondentes, de forma espontânea, quais foram os melhores títulos que eles assistiram nos streamings em 2021. Os mais lembrados foram: "La casa de Papel", "Round 6", "The Witcher", "Lúcífer" e "Homem-Aranha". Sim, dos 5 mais lembrados, 4 dão da Netflix.

Outras curiosidades da pesquisa: 75% dos brasileiros preferem ver streamings na tela da TV, comparado com 17% no celular e 15% no computador. Além disso, 70% prefere assistir em cada em vez de ir ao cinema.