5 ótimos destinos para fugir do frio nas férias do meio do ano
Em entrevista a EXAME.com, a jornalista de turismo e blogueira Adriana Setti sugeriu lugares fora do Brasil que são ideais para escapar das baixas temperaturas. Confira
Da Redação
Publicado em 7 de junho de 2012 às 07h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h22.
São Paulo - Com uma população de cerca de sete mil habitantes, segundo dados de 2004, a ilha de Formentera, na Espanha, tem um perfil diferente de Ibiza, que fica a aproximadamente uma hora de distância. Esse lugar sugerido pela jornalista de turismo e blogueira do ViajeAqui Adriana Setti é mais intimista e exclusiva do que a ilha vizinha. Por isso, ela é uma boa pedida para quem não está à procura de badalação, mas de belas paisagens. “Formentera é onde estão as praias mais bonitas da Espanha (e talvez do Mediterrâneo inteiro)”, afirma. Uma das principais praias da cidade é Es Pujols, onde se concentram serviços importantes, como hospedagens, restaurantes e lojas.
O principal destino turístico da Indonésia é também um lugar ideal para escapar do frio brasileiro, de acordo com Adriana Setti. “Julho é o auge da temporada do surfe em Bali e também a época mais seca e relativamente fresca para visitar a ilha”, afirma. O distrito de Kuta Beach é um dos pontos mais importantes da ilha, com vários hotéis, restaurantes, lojas e escolas de surfe, para ensinar os turistas iniciantes no esporte. Além da praia, também vale a pena explorar os aspectos culturais do local, como sua apimentada culinária e seus diversos templos religiosos.
Se os países bálticos Estônia, Letônia e Lituânia estiverem no roteiro turístico de alguém que não gosta de frio, a hora de viajar é essa. “O verão é a única época para visitar sem passar frio por lá”, diz Adriana. As capitais Tallinn, Riga e Vilna, respectivamente, são recheadas de castelos e monumentos históricos medievais que chamam a atenção dos amantes de arquitetura e história. Nessa época do ano, os dias são longos na região, chegando a ter até 18 horas de luz do sol, o que é uma ajuda a tanto para aproveitar ao máximo os passeios.
A jornalista Adriana Setti chama a república de Montenegro, localizada nos Balcãs, como a “nova Riviera” europeia. “É onde os antenados têm descoberto um lugar ao sol em lugares como Budva e a ilhota Sveti Stefan, onde recentemente foi inaugurado um resort muito luxuoso da rede Aman Resorts”, diz. Por lá, encontram-se belas praias cercadas por vistosas regiões de montanhas. Outro ponto que merece destaque é a cidade de Kotor, marcada por uma arquitetura antiga e altamente conservada, que fez com que fosse reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É lá que fica o “Bocas de Cattaro”, fiorde do mar Adriático, cuja vista é cair o queixo.
Esse lugar indicado pela jornalista é um estado do México que faz fronteira com a Califórnia. “Como no Caribe mexicano esta é a época de furacões, as melhores praias do México acabam sendo as da ‘baja’, algumas bem selvagens e outras de superluxo, tipo Cabo San Lucas”, afirma Adriana Setti. E não é à toa que essa cidade é um dos pontos altos da região. Além de suas águas claras, do Arco de Cabo San Lucas (conjunto de pedras arqueadas em sua paisagem), hotéis e resorts exclusivos, costuma ser um destino apreciado por ricos e famosos, incluindo estrelas de Hollywood.