Casual

5 dicas caseiras para evitar mosquitos e pernilongos dentro de casa

Em São Paulo, a invasão dos mosquitos fez com que 16 mil pessoas assinassem um abaixo-assinado pedindo providências da prefeitura

Mosquitos: em São Paulo, moradores pedem providências da prefeitura.  (Patrick Pleul/Getty Images)

Mosquitos: em São Paulo, moradores pedem providências da prefeitura. (Patrick Pleul/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 14 de setembro de 2020 às 12h14.

Última atualização em 3 de março de 2023 às 15h32.

Não deu tempo nem do inverno acabar (22 de setembro) para uma onda de calor - e uma legião de mosquitos - tomarem conta de várias regiões do país. No último final de semana, estados do Centro-Oeste e Sudeste superaram os 30 graus Celsius e a previsão é que a temperatura permaneça elevada nos próximos dias.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Para te ajudar a superar paradoxo de ligar o ventilador ou abrir a janela, a Casual selecionou algumas dicas com ingredientes caseiros que podem ajudar a espantar mosquitos e pernilongos de casa.

5 dicas para espantar mosquitos e pernilongos de casa:

1. Vinagre de Maçã

Se as lâmpadas da sua casa se tornaram chamariz de mosquitos, esta dica é para você. Em um balde ou pote de vidro, misture vinagre de maça e algumas gotas de detergente e coloque o recipiente embaixo da lâmpada, de modo que a luz reflita no líquido. O cheiro da mistura atrairá os insetos, que mergulharão como verdadeiros kamikazes na armadilha.

2. Limão com cravo

Corte um limão ao meio e espete cravos da índia em ambas as metades. O ideal é deixar a fruta na cabeceira da cama, porque embora o cheiro afaste os mosquitos, o raio de alcance do odor não é tão grande, então a receita não funcionará tão bem em cômodos maiores.

3. Ventilador no chão 

Se você é uma daquelas pessoas que vive o eterno dilema de abrir a janela ou ligar o ventilador, isso pode lhe servir. Ter um ventilador no cômodo é útil conta as moscas, mas saber posicionar a corrente de ar pode ajudar ainda mais. Color o ventilador no chão com as hélices ligeiramente para cima pode afastar os mosquitos através da corrente ar.

4. Tenha plantas em casa

Além de deixarem sua casa mais bonita e cheirosa, alguns tipos de ervas e flores possuem cheiros que afastam as moscas (mas cuidado, há também flores que podem atrair insetos). Investir em vasos de Hortelã-verde; Alecrim e gerânio, por exemplo, pode lhe garantir uma varanda quase livre de zumbidos. 

5. Repelentes naturais

Alguns alimentos têm propriedades que por si só podem servir como repelente natural. Uma das maiores fontes de citronela, por exemplo, é a erva-cidreira. Tomar um chá da folha antes de dormir pode ajudar a inibir pernilongos, que se afastarão pelo cheiro do suor.

Como fazer repelente natural caseiro

A mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos, Karina Soeiro ensina a fazer um repelente de citronela.

Compre óleo essencial de citronela e glicerina em casas especializadas em produtos naturais, ou
então em lojas on-line.

Adicione uma colher de chá de óleo essencial de citronela e uma colher de chá de glicerina em um creme hidratante que você tenha em casa. Ele será seu repelente hidratante e pode ser usado por crianças acima de um ano e inclusive idosos. Se não quiser o repelente junto ao creme, pode substituir por álcool, mas neste caso adicione uma colher de sopa de glicerina para prevenir o ressecamento excessivo causado pelo álcool. Misture bem e complete o volume para 200 ml.

Acompanhe tudo sobre:Calorsao-pauloCasual

Mais de Casual

Como as cervejarias podem cativar uma Geração Z que bebe menos?

Festa Junina: 10 lugares para provar pratos típicos em São Paulo

Casa do Porco e Oteque estão entre os 50 melhores restaurantes do mundo; veja lista

4 lugares em São Paulo para comer o pudim perfeito e versões inusitadas

Mais na Exame