SXSW 2024 chega ao fim: veja as principais previsões sobre futuro da tecnologia debatidas no evento
Especialistas afirmam que os seres humanos poderão viver por 500 anos com ajuda da IA e que a organização das sociedades será completamente transformada pela tecnologia
Content Writer
Publicado em 19 de março de 2024 às 09h44.
Última atualização em 19 de março de 2024 às 09h56.
Um dos maiores e mais influentes encontros de economia criativa do mundo, o South by Southwest (SXSW), chegou ao fim neste sábado, 16. Foram nove dias de evento, com três mil palestras e muitos debates sobre tecnologia e inovação.
Confira, a seguir, as principais previsões para o futuro da tecnologia feitas por especialistas ao longo da conferência.
Por tempo limitado, EXAME dá certificado para quem acompanhar treinamento gratuito sobre IA
Haverá um novo superciclo de inovação
Durante seu painel no SXSW, a professora de previsão estratégica na Universidade de Nova York, Amy Webb, afirmou que a dinâmica da economia mundial e a forma como as sociedades se organizam serão transformadas.
E o motivo por trás desse movimento está na inteligência artificial . “Essa onda de inovação é tão poderosa e abrangente que promete remodelar a própria essência da nossa existência”, afirmou ela.
Segundo a futurologista, esse é um momento único, que nos transforma em uma geração da transição (ou 'geração T', como ela define). “É um momento empolgante para estarmos vivos, porque a inteligência artificial é o presente , ela está aqui”, disse Amy. “Todos que estão vivos hoje fazem parte de uma grande transição. Então sim, o novo superciclo tecnológico já está aqui. E sim, ele vai mudar o curso da história humana.”
Nesse superciclo de inovação, haverá vencedores e derrotados. Aqueles que aproveitam as rédeas dessa mudança épica , diz ela, vão se destacar, e aqueles que forem engolidos por ela, ficarão para trás. “Para líderes empresariais, investidores e formuladores de políticas, entender este superciclo tecnológico é primordial”, escreveu.
Os seres humanos vão viver 500 anos com a IA?
Raymond Kurzweil é um famoso futurista norte-americano e autor de renomados livros sobre inteligência artificial e futurologia. Em seu painel no SXSW, ele levantou uma provocação ousada: poderiam os seres humanos viver 500 anos com ajuda da IA?
Para ele, no futuro, a inteligência artificial será tão desenvolvida que permitirá aos seres humanos realizar uma espécie de ‘backup’ da mente humana. É como se tudo que está em nossa mente, todos os conhecimentos acumulados ao longo de décadas e todas as experiências vividas pudessem ser armazenadas em um computador.
“Em 2045, vai ser possível entrar no cérebro e capturar tudo lá”, projetou ele. “Vamos poder recriar tudo que está em nosso cérebro”, finalizou.
Óculos de realidade virtual poderão ler intenções humanas
Meta e Apple disputam para ver qual empresa produz os melhores óculos inteligentes do mercado. Para a futurista Amy Webb, essa disputa aponta para uma tendência: óculos de realidade virtual vão substituir celulares e computadores e poderão detectar sentimentos.
“Computadores faciais estão sendo projetados para supostamente ajudar o homem a interagir com o mundo de maneira diferente, mas, no meu ponto de vista, eles também estão sendo projetados para prever suas intenções”, afirmou Amy durante painel no SXSW.
Amy explica que a previsão de intenções humanas acontecerá pela leitura de movimento da sua pupila. “Se você se animar ou se irritar, a sua pupila vai se mover de maneira automática, antes mesmo de você estar ciente desses sentimentos, o que significa que seu computador facial pode prever suas ações antes de você ”, disse ela.
IA será a carreira do futuro, mas já é a do presente
De olho na relevância das ferramentas de IA para o mercado, a EXAME apresenta, entre os dias 20 e 26 de março, a série Inteligência Artificial: Carreira do Futuro . Trata-se de um treinamento virtual e gratuito que tem como objetivo apresentar, a profissionais dos mais variados setores, como se beneficiar das ferramentas de IA em suas carreiras.
“A série é a porta de entrada não apenas para entender, mas também para aplicar a IA no seu dia a dia profissional ”, garante Izabela Anholett, diretora de tecnologia da EXAME e professora da série, em um vídeo de divulgação do projeto.
Vale destacar que não é necessário ter conhecimento prévio em tecnologia ou habilidades com programação para participar do treinamento – e que todos os participantes receberão um certificado de participação para incluir no currículo ao final dos encontros.
QUERO ACOMPANHAR A SÉRIE GRATUITA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL!
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME