Última atualização em 25 de julho de 2024 às 13h23.
A EXAME revelou nesta quarta-feira, 24, as empresas selecionadas para a terceira edição do Ranking EXAME Negócios em Expansão, uma iniciativa da EXAME e do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME).
Os resultados vieram a público num evento para mais de 400 convidados em São Paulo. Assista ao evento na íntegra nos dois links ao fim do texto.
Neste ano, a lista traz 371 empresas de 23 estados, representantes das cinco regiões do país. Mais de 35% das empresas classificadas no passado também estão no anuário neste ano.
O ranking é uma forma de reconhecer os negócios e celebrar o empreendedorismo no país.
Mesmo num país como o Brasil e num ano como 2023, em que o poder de compra do consumidor foi estrangulado pelos juros altos e a inadimplência de pessoas físicas e de empresas esteve no maior patamar histórico, esses empreendedores conseguiram alavancar seus negócios e crescer. Não sem muito esforço e jogo de cintura. Agora, é hora de colher os frutos desse crescimento.
Como as empresas foram selecionadas
O levantamento é dividido em seis categorias e considera a evolução da Receita Operacional Líquida (ROL) de um ano para o outro. Quanto maior o crescimento, melhor posicionada a companhia. Para a análise, as empresas enviaram documentos como a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e o balanço financeiro para a aferição, realizada pela PwC Brasil.
A etapa seguinte foi a checagem dos perfis das companhias. Ao longo dos últimos meses, os times envolvidos no projeto analisaram o perfil das empresas, em busca de pontos sensíveis sob a ótica do compliance. O trabalho serviu de base para o anuário de empresas listadas a seguir.
Quais são as empresas nas primeiras posições em cada categoria
Abaixo, as três empresas de cada categoria que apresentaram os maiores índices de expansão. Ao fim, veja a lista completa de cada categoria.
2 a 5 milhões de reais
Ícone Transportes – Fundada em 2020 em Eunápolis, na Bahia, a empresa oferece transporte logístico personalizado para grandes empresas. Com receita de 2,68 milhões de reais, a alta foi de 1.357,9%. A empresa cresceu ao apostar em serviços personalizados a grandes clientes, como entregas com emissão reduzida de carbono.
ClickSuper – Fundado em 2019, o aplicativo nasceu para rastrear os preços de 20 supemercados de Florianópolis. Hoje em dia, há dados de mais de 10.000 estabelecimentos no Brasil, de pequenas farmácias a grandes varejistas. Faturando 2,1 milhões de reais, cresceu 937% no último ano.
Mahta– A empresa foi fundada em 2020 para vender shakes e cafés com ingredientes da Amazônia. No ano passado, faturou 3,1 milhões de reais, alta de 738%.
Hopy Pay – santista Hopy Pay fornece tecnologia para quem deseja gerenciar pagamentos onlines. Em dois anos, os sócios conquistaram 60 clientes, entre e-commerces e marketplaces. Em 2023, faturou 15,5 milhões de reais, alta de 4.337%.
Va Vaapty Gestão de Franquias – A empresa de Londrina, no Paraná, mantém uma rede de franquias de intermediação de venda de veículos. Em 2023, faturou 8,4 milhões de reais, um crescimento de 1.737% em relação a 2022
Z.ro Bank – Uma das primeiras instituições a ajudar pessoas físicas a desbravar o mercado de criptomoedas. Em 2023, faturou 25,3 milhões de reais, um crescimento de 1.579% em relação ao ano anterior
Blue Company – Oferecendo planos de saúde com uso intenso de tecnologia, a empresa faturou 30,9 milhões de reais em 2023, um crescimento de 2.952,6%. A empresa cresceu ao entrar no portfólio de corretoras de saúde e ao investir numa presença nacional.
Alumbra – a construtora e incorporadora de Itajaí, Santa Catarina, terminou o ano com um faturamento de 56 milhões de reais, um crescimento de 713% em relação ao ano anterior.
Blendi Empreendimentos – Esta construtora levanta prédios residenciais dentro do Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional para famílias de baixa renda. No último ano, cresceu 550%, faturando 37,9 milhões de reais.
Grupo IETAAM – De Belém, no Pará, o grupo IETAAM tem um amplo portfólio de cursos técnicos e profissionalizantes. Em 2023, a expansão do negócio foi de 662%, com faturamento de 254,3 milhões de reais.
Modular Data Centers – A empresa projeta e implementa data centers modulares personalizados. Com faturamento de 257,5 milhões de reais, cresceu 562% em 2023.
Asper – Empresa de cibersegurança, a Asper cresceu 151% em 2023, apoiada numa estratégia de depender menos de clientes públicos, DNA da companhia fundada em 2015, para focar na iniciativa privada. O faturamento foi de 250,7 milhões de reais.
QI Tech – Fintech paulistana, a QI Tech cria tecnologias para empresas variadas poderem oferecer produtos financeiros. Com um faturamento de 433,8 milhões de reais, um crescimento de 134,6%, a empresa ficou em primeiro lugar em sua categoria. Entre os motivos, expandiu sua carteira de clientes para além de bancos ao conquistar contas nos setores de telefonia e varejistas
Premium Essential Kitchen – A paulista Premium Essential Kitchen opera soluções de refeições coletivas em empresas com liberdade de escolha de cardápio. No ano passado, faturou 592,4 milhões de reais, um crescimento de 100% em relação ao ano anterior
Indra Energia – Uma inteligência artificial generativa capaz de simular a economia de energia com a migração de clientes para o mercado livre de energia foi uma das alavancas da paulista Indra Energia, que cresceu 97% e fatura 397,2 milhões de reais
Instituto Voz dos Oceanos – Ao conquistar novos patrocinadores e abrir fontes de receitas, como o licenciamento de produtos, a empresa faturou 2,3 milhões de reais em 2023. O negócio cria projetos para alertar sobre a poluição nos mares. A expansão foi de 1.062.569,4%.
Orla Investimentos – Assessoria de investimentos ligada à Necton, corretora do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME) terminou 2023 com uma receita operacional líquida de 2,7 milhões de reais, um crescimento de 53.380%.
Medical Balsas – Centro médico criado no município maranhense de Balsas, na fronteira agrícola conhecida pelo acrônimo Matopiba. Em 2023, a empresa fechou com receita líquida de 3,4 milhões de reais, 39.614,85% de expansão anual.
O gaúcho Faustino Junior, fundador da Medflix, expandiu sua atuação para o mercado fitness com a Whey Nerd, uma linha de suplementos voltada para o público geek, apostando em estratégias inovadoras de marketing
Na primeira entrevista ao mercado brasileiro antes de assumir o novo posto, o executivo fala dos planos para a companhia e do sentimento de voltar para onde sua carreira começou, após 15 anos no exterior
Para Blount, o futuro das vendas pertence aos "profissionais aprimorados por robôs", que usam a tecnologia para potencializar, e não substituir, suas habilidades humanas