Quer ganhar mais? Estudo revela habilidades que podem aumentar salário em até 40%
Pesquisa de Oxford revela que o segredo para ganhar mais com a IA está em saber integrar essa habilidade com outras áreas do conhecimento; veja como se qualificar
Publicado em 30 de setembro de 2024 às 10h19.
Última atualização em 30 de setembro de 2024 às 10h25.
Nos corredores das grandes empresas, um fenômeno se destaca: profissionais que dominam habilidades relacionadas à inteligência artificial estão sendo disputados no mercado e recebendo ofertas salariais cada vez mais atrativas.
Um estudo recente da Universidade de Oxford, em parceria com o Center for Social Data Science da Universidade de Copenhagen, revelou que o domínio dessas competências pode aumentar o salário dos profissionaisem até 40%.
Veja as habilidades em IA mais promissoras
Mas não basta saber sobre inteligência artificial . A pesquisa destaca que a valorização salarial acontece quando as habilidades são combinadas a outros conhecimentos, como ciência de dados e desenvolvimento de algoritmos.
O levantamento, que analisou mais de 25 mil trabalhadores e962 habilidades, elencou as aptidões mais cobiçadas pelas empresas e a porcentagem de aumento salarial que cada uma pode representar. Veja a seguir.
- Aprendizado de máquina (40%)
- Tensor Flow (38%)
- Deep Learning (27%)
- Processamento de linguagem natural (19%)
- Ciência de dados (17%)
O levantamento aponta que a demanda por esses profissionais não se limita aos países desenvolvidos. Mercados emergentes, como o Brasil, têm observado um aumento significativo na busca por especialistas com habilidades híbridas.
Futuro promissor
Além de indicar quais as habilidades podem resultar em salários maiores, o estudo sugere que o aumento da demanda por habilidades em IA não deve desacelerar nos próximos anos. O domínio de aprendizado de máquina, ciência de dados e PNL continuará sendo determinante para impulsionar carreiras.
A valorização salarial, no entanto, dependerá da capacidade dos profissionais de aplicar esses conhecimentos em contextos práticos, resolvendo problemas do cotidiano e ajudando as empresas a inovar de maneira sustentável.
Nesse cenário, a recomendação dos especialistas é clara: investir em qualificação e adquirir competências complementares pode ser o diferencial para se destacar no mercado e atingir novos patamares de remuneração.
Em um ambiente de trabalho cada vez mais orientado por tecnologia e dados, profissionais que possuem uma combinação estratégica de habilidades estão melhor posicionados para enfrentar os desafios da transformação digital.
EXAME libera aulas virtuais sobre IA
Para acompanhar esse movimento, a Faculdade EXAME desenvolveu um treinamento exclusivo sobre o tema: o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios .São quatro aulas virtuais que vão introduzir profissionais de todas as áreas de atuação no universo da inteligência artificial.
O programa combina conteúdos teóricos com aplicações práticas ao longo de suas três aulas de duração. Veja, a seguir, o que você vai aprender no pré-MBA.
- Cases de sucesso: empresas líderes e suas estratégias vencedoras;
- Aprendizado prático: o que você pode absorver desses exemplos;
- Como começar: ferramentas e conceitos essenciais para se destacar;
- Etapas do sucesso: 4 passos para se tornar especialista em IA;
- Plano de carreira: estratégia prática para alcançar o sucesso profissional;
- Engajamento: conecte-se com o mentor para alavancar sua carreira.
Os interessados deverão correr, porque as vagas são limitadas. Para realizar a inscrição e conhecer mais sobre a iniciativa, basta clicar aqui .
Os principais laboratórios de pesquisa em IA
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME.