4 dias para revolucionar sua carreira
Aproveite o feriado prolongado para preparar o caminho da sua trajetória profissional
Talita Abrantes
Publicado em 5 de março de 2011 às 20h51.
São Paulo – Se você não vai cair na folia e quer aproveitar o feriado para deixar sua vida pronta para as oportunidades que virão após a quarta-feira de cinzas, EXAME.com preparou um guia de matérias, testes e dicas para que você tome as melhores decisões. Confira:
Dia 1. Faça um check-up
Seja na carreira ou na vida pessoal, não dá para dar novos passos sem ter uma noção clara de quem você é e onde está. Por isso, aproveite os próximos dias para fazer um mergulho para dentro de si mesmo.
Comece avaliando se o seu perfil combina com o estilo da empresa em que trabalha. Depois, confira se suas estratégias de marketing pessoal são realmente eficazes.
Feito isso, parta para uma análise mais profunda do seu cotidiano profissional. Por exemplo, você fala bem em público? Tem mania de procrastinar? Ou escorrega quando o assunto é moda no ambiente corporativo?
Dia 2. Desenhe seu futuro
Diante das constatações do dia anterior, é hora de planejar a sua carreira. Para isso, avalie o quanto seu perfil profissional é atraente para o mercado de trabalho e teste suas estratégias para encontrar um novo emprego.
Dia 3. Parta para a ação
Não espere a quarta-feira de cinzas para tirar algumas metas da gaveta. Comece atualizando o seu currículo. Elenque tudo segundo ordem de relevância para o seu crescimento profissional e adicione as informações mais importantes ao seu currículo e carta de apresentação. Mas, cuidado para não cair em um dos 7 erros fatais do currículo.
Dia 4. Inspire-se
Dedique-se a atividades que tragam momentos prazerosos pra você. Para se inspirar, que tal correr para o cinema em ver alguns dos filmes indicados ao Oscar e que podem dar um norte para a sua carreira? Ou, então, aposte em alguns clássicos do cinema.
Obras da literatura mundial também são uma boa pedida. Um norte para suas compras na livraria mais próximas podem ser os livros que tragam alguma lição para sua trajetória profissional, como a obra Da preguiça como método de trabalho , do Mário Quintana.