Prova para concurso da PF já é neste domingo; veja simulado

Prova para o concorrido concurso para agente da Polícia Federal acontece neste domingo; veja dicas para o exame e faça o simulado

São Paulo – Já é neste domingo a prova do concorrido concurso para agente da Polícia Federal. O processo seletivo tem 5 etapas: prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, exame médico e exame psicológico. 

O conselho de Sérgio Camargo, advogado especialista em concursos, é começar a prova pelas matérias mais fáceis. “Se você eliminar aquilo que é simples para você, pode deixar as mais difíceis para o final”, afirma.

O ideal é não gastar mais de um minuto numa questão sem começar a resolvê-la, segundo Juarez Lopes, especialista em memorização e leitura dinâmica. Se ficar difícil, mude para a seguinte e deixe aquela para tentar resolver quando já tiver resolvido todas as outras”, afirma.

Em provas da banca Cespe/UnB, administrar o tempo é crucial. De acordo com Rodrigo Menezes, diretor do site Concurso Virtual, a grande dificuldade dos exames da banca é que os textos das questões são longos e exigem interpretação. “O candidato pode não conseguir terminar a prova a tempo se não estiver bem treinado”, afirma. 

A banca responsável pelo concurso da PF também se diferencia por aplicar provas com questões no formato “certo ou errado”, sem múltipla escolha. “Esse modelo é excelente para o aluno que vem se preparando com antecedência”, afirma.

Juarez ainda destaca o estilo das provas do Cespe/UnB: uma questão respondida errada anula uma certa. “Faz diferença errar uma resposta. Se o aluno deixar de responder uma questão, perde um ponto, se ele responder de forma errada, perde dois pontos”, diz.

Veja a seguir um simulado pelos professores do site Concurso Virtual, seguido de gabarito:

https://www.scribd.com/embeds/250560341/content?start_page=1&view_mode=scroll&access_key=key-1x0MAgmbYFOLVgjx6EWQ&show_recommendations=false

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.