Exame Logo

Passar mais tempo com o chefe pode te deixar mais motivado

De acordo com o estudo, a maioria dos funcionários ainda passa apenas metade do tempo que deveria com seus superiores

Michael e Stanley (Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2014 às 13h14.

Se você não considera seu chefe como um amigo, então é melhor começar a repensar essa opção. Uma pesquisa realizada pela companhia Leadership IQ afirma que passar um tempo extra com o chefe pode deixar o funcionário mais inspirado e engajado e trazer benefícios na carreira.

De acordo com o estudo feito pela empresa de treinamento de líderes e pesquisa, a média ideal de tempo para passar com seus superiores diretos deve ser de aproximadamente seis horas por semana. Para chegar a esse número, os pesquisadores descobriram que os funcionários que passam seis horas por semana interagindo com seus líderes diretos são 29% mais inspirados, 30% mais engajados, 16% mais inovadores e 15% mais motivados do que aqueles que passam apenas uma hora por semana com o chefe.

Veja também

No entanto, a maioria dos profissionais analisados passa apenas metade do tempo que deveria com seus supervisores diretos. Menos de 30% dos empregados passa seis horas por semana com seus superiores, e menos de 50% interage com o chefe por até três horas a cada semana.

Além disso, no estudo também foram considerados os métodos utilizados pelos funcionários para se comunicar com seus supervisores. Entre os que passam apenas uma hora por semana com o líder, 33% desse tempo são interações pessoais, enquanto 42% são por e-mail. Outros métodos ainda incluem ligações telefônicas, videoconferências, mensagens e redes sociais. Em contrapartida, para os que passam seis horas por semana com os chefes, quase metade do tempo é interação face a face, e bem menos do que isso, 27%, é gasto com e-mails.

Porém, é melhor não exagerar: passar tempo demais com seu superior também pode causar efeitos negativos. Isso porque, segundo o estudo, os efeitos para quem passava mais de seis horas por semana com seus líderes foram diminuição da inspiração, engajamento e motivação.

Chefes também se sentem mais motivados

Quem pensa que os efeitos da pesquisa não valem para posições de liderança está enganado: um dos tópicos do estudo ainda revela que, surpreendentemente, executivos que passam mais de seis horas com seus superiores se sentem mais inspirados. Separados por três tipos de cargos diferentes: executivos, cargos intermediários (diretores e gerentes) e cargos não gerenciais, os resultados mostraram que eles se sentem mais engajados quando passam entre 7 a 10 horas com seus superiores.

O CEO da Leadership IQ, Mark Murphy, ainda comenta que passar mais tempo junto beneficia tanto funcionários quanto seus chefes. Para o executivo, os líderes que visam melhorar o nível de motivação, inovação e envolvimento de sua área precisam avaliar se realmente tem interagido tempo o suficiente com seus subordinados. E isso também vale para o funcionário que está em busca de uma promoção. Portanto, se você anda querendo ocupar aquele cargo de analista sênior que acabou de ser aberto na empresa, é bom começar a valorizar o relacionamento face a face.

Sobre a pesquisa

A Leadership IQ pesquisou 32.410 executivos, gerentes e empregados canadenses e americanos sob diversos aspectos de liderança e ambiente organizacional. Os entrevistados responderam a uma avaliação com 127 questões e foram selecionados de vários tipos de indústrias, idades e níveis organizacionais.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosEmpregosINFO

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame