Há novas oportunidades abertas em turismo, que é 4% do PIB

Grandes eventos no Brasil aquecem o setor de turismo

	Parque do Iguaçu, destino mais popular do Brasil: turismo exige novos profissionais 
 (Wikimedia Commons)
Parque do Iguaçu, destino mais popular do Brasil: turismo exige novos profissionais  (Wikimedia Commons)
D
Da RedaçãoPublicado em 15/07/2013 às 18:19.

São Paulo - Nos meses de junho e julho de 2013, o Brasil será sede da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, os primeiros grandes eventos de uma série que ocorrerão no país nos próximos anos. Juntos, esses dois eventos devem ter 2 milhões de turistas.

Hoje, o turismo é responsável por quase 4% do Produto Interno Bruto (PIB) e cria 2,8 milhões de empregos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atração mais visitada do país, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes em 2012. A Mapie, consultoria especializada em turismo e hotelaria, aponta três áreas que devem abrir vagas nesse mercado. 

Canais eletrônicos: a compra de passagens e reservas de hotel online faz com que as empresas busquem profissionais para administrar a distribuição nessas novas vitrines.

Mídias sociais: agências, hotéis e companhias aéreas querem fortalecer o relacionamento com consumidores por meio de redes sociais e precisam de especialistas no assunto. 

Comportamento do consumidor: os negócios do turismo precisam de profissionais de marketing que entendam quais as tendências do mercado. Só assim não ficarão para trás.