Salários superam inflação em 3 pontos percentuais em 2006 no Brasil
Pesquisa da consultoria Mercer indica que os aumentos salariais devem ficar 2,4 pontos percentuais acima da inflação na média mundial
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h34.
Os salários no Brasil devem obter aumento médio de 7,5% em 2006, 2,9 pontos percentuais acima da inflação prevista, de 4,6%. Globalmente, os aumentos salariais médios devem ficar 2,4 pontos percentuais acima da inflação, comparados à média de 1,9 ponto em 2005. Os dados foram levantados pela Mercer, consultoria internacional de Recursos Humanos.
O maior aumento previsto é na Índia, onde os empregados devem receber aumentos salariais 7,3 pontos percentuais acima da inflação. Na China, o reajuste deverá ser de 7,8% para uma inflação de 3% ao ano. "Temos visto um forte crescimento econômico global nos últimos dois anos e uma inflação mais estável. Todos os sinais indicam que isso continuará em 2006", diz Greg Cornish, responsável pela área de capital humano da Mercer (leia reportagem de EXAME sobre como o Brasil está atrás do resto do mundo em ritmo de crescimento).
Na União Européia, o menor crescimento salarial está previsto para aAlemanha: 2,1%, para inflação prevista de 1%.
Os dados da pesquisa da Mercer cobrem cinco níveis de empregados: operacional de fábrica, operacional administrativo, profissional de nível superior, gerentes e executivos. Os aumentos salariais referem-se à média das cinco categorias.