Carreira

Faculdade EXAME oferece bolsa integral para graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Com duração de 2 anos em formato híbrido, o curso terá aulas presenciais uma vez por semana na sede da EXAME, em São Paulo; veja como participar do processo seletivo

Faculdade EXAME abre processo seletivo para graduação com bolsa integral em Ciência de Dados e I.A (LaylaBird/iStockphoto)

Faculdade EXAME abre processo seletivo para graduação com bolsa integral em Ciência de Dados e I.A (LaylaBird/iStockphoto)

Isabel Rocha
Isabel Rocha

Jornalista

Publicado em 14 de junho de 2024 às 11h42.

Última atualização em 1 de julho de 2024 às 09h38.

Reforçando seu compromisso com a democratização do acesso a educação, a Faculdade EXAME, instituição de Ensino Superior nota 5 no MEC, acaba de anunciar o lançamento do curso de tecnólogo em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Com bolsa 100% integral, o único custo relacionado ao programa será o da taxa de inscrição, no valor de R$ 4o,00.

Com duração total de dois anos, o curso tecnólogo será oferecido em formato híbrido e as aulas presenciais acontecerão uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, na sede da Faculdade EXAME, onde os alunos terão acesso a toda infraestrutura exigida pelo MEC – como computadores, acesso à internet, biblioteca e salas de estudo.

Aqueles que completarem a graduação com presença e pontuação necessária para a aprovação, receberão um diploma de graduação. Veja aqui como fazer a sua inscrição.

O que os alunos irão aprender?

A graduação tecnóloga em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Faculdade EXAME será divida em quatro semestres, cada um contendo cinco disciplinas e caga horária de 80 horas. Veja, abaixo, os principais temas abordados em cada módulo.

1. Fundamentos de Gestão e Tecnologia

O objetivo do primeiro semestre é desenvolver uma base sólida nos princípios de administração, gestão de projetos e habilidades de liderança essenciais. A ideia é que os alunos sejam capazes de compreender o mundo do empreendedorismo e inovação, identificando oportunidades e desenvolvendo ideias de negócio; além de dominar a ciência da análise de dados para tomada de decisões informadas com fundamentos da estatística.

2. Fundamentos Matemáticos e Programação

Neste semestre, os alunos irão desenvolver habilidades matemáticas essenciais para a resolução de problemas complexos, como álgebra linear, cálculo e matemática aplicada. Também serão apresentados aos conceitos básicos de codificação e os fundamentos da organização e manipulação de dados.

3. Engenharia de Software e Dados

Desenvolver conhecimentos sobre o desenvolvimento de software e gestão de sistemas de banco de dados e preparar-se para a análise estatística robusta é o objetivo principal deste semestre. Depois de concluído, os alunos serão capazes de compreender os fundamentos da engenharia de dados e as bases da ciência de dados, incluindo a infraestrutura necessária para operar em ambientes de computação em nuvem.

4. Inteligência Artificial e Machine Learning

No último semestre do curso, os alunos compreenderão os fundamentos e técnicas avançadas de IA, incluindo deep learning e suas aplicações práticas. Além disso, aprenderão a representar informações complexas de maneira compreensível através da visualização de dados e aplicar inteligência artificial para resolver problemas reais utilizando dados.

Como funcionará o processo seletivo?

Ao todo, são 40 vagas disponíveis e os interessados têm até o dia 14 de julho para realizar sua inscrição no processo seletivo, que será composto das seguintes etapas:

  • Inscrições
  • Envio de documentação e apresentação da nota do ENEM
  • Entrevista
  • Divulgação dos aprovados
  • Matrícula
  • Início das aulas

Os únicos requisitos para participar do processo são ser brasileiro (nato ou naturalizado), possuir certificado de conclusão do Ensino Médio e nota mínima de 550 no Enem de 2021,2022 ou 2023. Clique aqui para saber mais informações e realizar sua inscrição.

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Carreira

Esse é o marketing do futuro: veja lista com 9 ferramentas de IA mais importantes para marqueteiros

12 frases que você deve aprender para falar outra língua

12 profissões para quem quer trabalhar com esportes

5 profissões para quem gosta de geografia

Mais na Exame