Carreira

ESG deixa funcionários mais felizes? Estudo diz que sim; veja como aplicar na sua empresa

85% dos colaboradores de empresas ESG afirmam estar felizes em suas posições, revela pesquisa da Humanizadas; satisfação de funcionários pode ajudar a reduzir a rotatividade

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 24 de outubro de 2023 às 11h20.

Organizações que seguem diretrizes ESG conseguem manter profissionais mais felizes em suas posições de trabalho. Essa foi a conclusão de um estudo conduzido pela startup Humanizadas, que atua ao lado de empresas para tomada de decisões mais conscientes. De acordo com a pesquisa, 85% dos colaboradores de companhias classificadas como sustentáveis afirmam estar satisfeitos e recomendam o trabalho atual. 

O levantamento foi realizado entre 2020 e 2022 e ouviu mais de 30 mil stakeholders do mercado financeiro – incluindo lideranças, trabalhadores, clientes, parceiros e comunidades.

Conteúdo gratuito: clique aqui e veja como diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa implementando o ESG

No entanto, os resultados são bem diferentes quando comparados aos números gerais do mercado. Uma pesquisa do LinkedIn, que entrevistou quase 23 mil trabalhadores de vários países do mundo – inclusive o Brasil –, revelou que 60% dos profissionais estão insatisfeitos com o emprego atual e 20% procuram por uma nova posição.

As conclusões dos estudos evidenciam que aplicar diretrizes ESG nas corporações, além de positivo para a sociedade e o meio ambiente, também pode ajudar a resolver um desafio enfrentado por empresas do mundo todo: a rotatividade de funcionários.

Perder talentos pode representar custos para as empresas e afetar a produtividade de outros colaboradores. Além disso, pode comprometer a credibilidade e resultar em uma imagem negativa para a empresa diante dos clientes e da concorrência.

Aumente a retenção de talentos da sua empresa por meio do ESG: clique aqui e faça sua inscrição para treinamento da EXAME online e gratuito

Segundo estimativas da consultoria McKinsey & Company, a rotatividade pode trazer um impacto negativo de até 15% nos resultados das organizações. Isso porque, além da perda de produtividade, ela aumenta custos com recrutamento e desenvolvimento.

Mas, afinal, como usar o ESG para diminuir o turnover?

Para fugir do turnover, práticas ESG podem ser boas aliadas. Afinal, não é segredo para ninguém que os profissionais priorizam empresas cujos valores estão alinhados com suas crenças pessoais. E a tendência é que cada vez mais as decisões de carreira sejam pautadas por conceitos como propósito e intenção.

Nesse sentido, empresas com práticas ESG vão se destacar e podem ter mais sucesso no recrutamento e retenção de talentos – em especial entre os mais jovens. 

Para dominar essa estratégia, que se tornou obrigatória entre os grandes empresários, e descobrir como aplicá-la ao seu negócio, a EXAME desenvolveu a Masterclass “ESG para Negócios”. Gratuito e 100% online, o treinamento acontece no dia 30 de outubro, às 19h30

Garanta a sua vaga na Masterclass gratuitamente clicando aqui!

A aula é voltada para executivos que desejam dominar as diretrizes ESG, que estão transformando as empresas no mundo todo. É uma ótima oportunidade para líderes de diferentes setores  entenderem como aplicar a agenda ESG em seus negócios.

O que você vai aprender?

  • Como melhorar a reputação da sua marca;
  • De que forma diminuir a rotatividade dos colaboradores;
  • Caminhos para atrair a atenção de investidores;
  • E muito mais!

Não fique de fora: Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Carreira

Número de executivas mulheres cai pela primeira vez desde 2005 nos EUA

Quer trabalhar de qualquer lugar do mundo? Veja as vagas de home office disponíveis nesta semana

Não se esqueça de seguir essas dicas antes de escrever seu currículo, segundo recrutador do Google

Quer ter sucesso? De acordo com CEO da Amazon, você precisa dessa habilidade

Mais na Exame