Propósito e reputação estão entre os principais motivadores para implementação de estratégias de sustentabilidade nas empresas latino-americanas (Holloway/Getty Images)
Jornalista
Publicado em 27 de maio de 2022 às 09h00.
Última atualização em 1 de julho de 2024 às 15h16.
Em consonância com o mercado global, o número de empresas alinhadas às boas práticas de ESG na América Latina disparou em 2022. É o que revela o estudo Sustentabilidade na Agenda das Lideranças, realizado pela empresa de tecnologia SAP com mais de 400 executivos nos mercados da Argentina, Brasil, Colômbia e México. De acordo com o documento, o número de companhias latino-americanas que iniciaram ou aceleraram estratégias de sustentabilidade nos últimos meses chegou a 69%, ante 46% em 2021.
“Algumas decidiram passar por esse processo movidas por uma profunda convicção sobre a contribuição que poderiam dar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Outras foram motivadas pelas demandas de clientes, funcionários e cadeias de suprimentos e pelo consequente impacto que isso teria em suas reputações. De qualquer forma, a verdade é que as empresas da região iniciaram um caminho cuja trajetória e projeção é importante conhecer”, diz o relatório.
As ações relacionadas à Igualdade, Diversidade e Inclusão (D&I) foram apontadas como o principal foco das estratégias de ESG em 63% das empresas consultadas; seguidas por cadeia de valores socialmente responsáveis, redução da pegada de carbono, preparação da força de trabalho e economia circular.
Veja no gráfico abaixo.
De acordo com o documento, os números podem indicar que a pauta de diversidade está servindo como uma espécie “porta de entrada” para que os executivos comecem a abordar outros pilares da agenda ESG dentro das organizações. “O peso das ações sustentáveis pode ser complexo, e muitas empresas iniciam suas estratégias trazendo todos os atores para a mesa de conversa, primeiro abordando questões de D&I e depois podendo levantar questões como mudanças climáticas ou economia circular”.
Outro dado que chama atenção tem a ver com a motivação das empresas ao implementarem pautas ESG em suas agendas: para a maioria delas (63%), ter uma estratégia de sustentabilidade faz parte do propósito da empresa ou a aspectos relacionados à reputação da companhia.
Seja como for, o fato é que os números são animadores – e ajudam a escancarar a crescente relevância do ESG no mundo corporativo.
De olho nisso, e com o objetivo de dar ainda mais visibilidade ao tema, a EXAME apresenta a segunda edição do ESG Summit - Empresas e Negócios Responsáveis. Totalmente gratuito, o evento vai reunir grandes nomes do setor em painéis virtuais para discutir temas relacionados a sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e governança corporativa.
Além dos debates, o evento também promove o ranking Melhores do ESG, premiação que há mais de 20 anos reconhece as organizações que tiveram uma contribuição relevante para o desenvolvimento sustentável e para a construção de um mercado mais diverso no Brasil.
O evento acontece nos dias 8, 15 e 22 de junho e já está com as inscrições abertas. Para garantir a sua vaga e receber a programação completa do evento, basta preencher o formulário de inscrição clicando no botão abaixo.