Entre as 100 melhores escolas do Enem, não há públicas de SP
Nenhuma escola pública do Estado conseguiu ficar entre as cem melhores instituições do País
Da Redação
Publicado em 23 de dezembro de 2014 às 05h32.
Nenhuma escola pública do Estado conseguiu ficar entre as cem melhores instituições do País. A pública mais bem colocada de São Paulo aparece na 116.ª posição do ranking geral: é o Colégio Técnico de Campinas, ligado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que teve nota 654,90 na parte objetiva da prova.
Como ele, o top 100 das públicas de São Paulo é composto apenas de escolas técnicas, ligadas ao Centro Paula Souza, a uma universidade estadual ou a um instituto federal.
A segunda colocada é a Escola Técnica Estadual de São Paulo (Etesp), com nota 654,64, seguida do câmpus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo, que teve nota 648,06.
A primeira da rede estadual a aparecer entre as públicas de São Paulo é a Escola Estadual Dr. Francisco Tozzi, de Águas de Lindoia, no interior. Ela ocupa a 120.ª posição entre as públicas do Estado e tem nota 545,54.
Diretor da escola pública mais bem colocada da capital - a Etesp -, Nivaldo Jesus dos Santos Freire explica que a infraestrutura dos cursos técnicos ajuda na qualidade das aulas do ensino médio regular. "Com os laboratórios e equipamentos dos cursos técnicos, conseguimos dar aulas mais específicas. E o aluno aprende o conteúdo na prática", afirma.
Ele explica ainda que os vestibulinhos das escolas técnicas ajudam a filtrar os bons alunos. "A gente consegue fazer uma pré-seleção." Ele afirma, no entanto, que o diferencial é a preparação do corpo docente. "A qualidade do professor é que faz a diferença. Hoje o professor da Etesp passa por um processo seletivo e tem capacitação depois", diz. "A gente consegue ver se o professor tem bom desempenho."