Carreira

Enem dos Concursos: locais de provas já estão disponíveis; veja como encontrar o seu

Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão no dia da realização da prova do Concurso Nacional Unificado, 5 de maio

O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova em uma das 228 cidades que foram escolhidas pela Fundação Cesgranrio (Jacob Ammentorp Lund/Thinkstock)

O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova em uma das 228 cidades que foram escolhidas pela Fundação Cesgranrio (Jacob Ammentorp Lund/Thinkstock)

Publicado em 25 de abril de 2024 às 05h30.

Última atualização em 25 de abril de 2024 às 11h21.

Tudo sobreConcursos
Saiba mais

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está disponível desde 10h desta quinta-feira, 25, na mesma página da Internet em que o candidato fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados no site GOV.BR.

O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova em uma das 228 cidades que foram escolhidas pela Fundação Cesgranrio, comissão organizadora do concurso. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão no dia da realização da prova, no dia 05 de maio.

Como solicitar correções no cartão?

Todos os candidatos têm que conferir se o município que indicaram, no ato de inscrição, para participarem da prova está correto, segundo Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do CPNU.

“Se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa - às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso - então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, diz o coordenador que reforça que não é possível trocar a cidade escolhida na hora da inscrição, apenas se saiu errado no cartão de confirmação.

“É possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele fez no ato da inscrição, mas não é possível pedir para mudar de cidade agora. O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, diz.

Veja os horários de realização da CPNU no dia 5 de maio (horários de Brasília):

Turno matutino

  • Abertura dos portões: 7h30
  • Fechamento dos portões: 8h30
  • Início da aplicação: 9h
  • Duração da prova: 2h30

Turno vespertino

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início da aplicação: 14h30
  • Duração da prova: 3h30

Quer dicas para decolar o seu negócio? Receba informações exclusivas de empreendedorismo diretamente no seu WhatsApp. Participe já do canal EXAME Empreenda

Por que os candidatos estão divididos em dois turnos?

Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília).

  • Nesse turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7), responderão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico.
  • Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - e uma redação.

No período vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília).

  • À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7), responderão a 50 questões objetivas - de múltipla escolha - de conhecimentos específicos.
  • Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas - de múltipla escolha.

ATT: As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

Como consultar local de prova do CNU?

Para acessar as informações sobre o local de prova, é preciso fazer login com os dados no site do Concurso Nacional Unificado GOV.BR.

Acompanhe tudo sobre:ConcursosConcursos públicos

Mais de Carreira

"Qual a sua pretensão salarial?": como responder a essa pergunta na entrevista de emprego

Adeus, hora extra? Inteligência artificial pode acabar com o maior pesadelo dos executivos

Programa de estágio de férias em Direito: escritório abre vagas com bolsa-auxílio de R$ 1.700

Concurso da Caixa: Veja o local e dicas finais para a prova que será realizada neste domingo

Mais na Exame