Carreira

‘É só substituir o profissional júnior por IA’, diz executivo – mas esses especialistas discordam

Para especialistas, inteligência artificial não deve acabar com os empregos, mas sim criar novas posições dentro das empresas; veja vantagens da IA para profissionais juniores

Executivo afirma que sucesso da IA pode acabar com empregos de profissionais em começo de carreira, mas especialistas apostam no contrário (Freepik)

Executivo afirma que sucesso da IA pode acabar com empregos de profissionais em começo de carreira, mas especialistas apostam no contrário (Freepik)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 11 de abril de 2024 às 15h29.

Ferramentas de inteligência artificial chegaram ao mercado financeiro norte-americano. Empresas de Wall Street estão aplicando a tecnologia para reduzir esforços com tarefas simples, como montar apresentações, digitar números em planilhas e redigir documentos – muitas vezes desempenhadas por profissionais em começo de carreira

Mas para Christoph Rabenseifner, diretor geral de tecnologia, dados e inovação do banco alemão Deutsche Bank, a novidade pode significar menos contratação de trabalhadores recém-formados. “A ideia mais fácil é simplesmente substituir os profissionais juniores por uma ferramenta de IA”, disse ele, para o The New York Times.

Capacite-se em IA: gratuito e com certificado, este treinamento online ensina como começar uma carreira na área – mesmo sem saber programação

Embora Christoph tenha acrescentado que o envolvimento humano no setor financeiro continuará a ser necessário, sua posição acendeu um alerta: o sucesso da inteligência artificial levará à redução de empregos? E os profissionais juniores estão ameaçados?

Para esses especialistas, é bem provável que não

Na visão de Izabela Anholett, diretora de tecnologia e professora do MBA em Inteligência Artificial para Negócios da Faculdade EXAME, ferramentas de IA não têm poder para roubar empregos, inclusive dos profissionais em começo de carreira. Para ela, o potencial para substituição está, na verdade, entre trabalhadores resistentes às mudanças.

“Os profissionais não serão substituídos pela inteligência artificial, mas por quem souber utilizá-la bem”, garante ela. “Daqui pra frente, absolutamente todos os tipos de negócios vão precisar incorporar a tecnologia para se manterem competitivas – e, para adotar a IA, as empresas vão precisar de talentos que dominem a tecnologia”, acrescenta.

Quer se destacar profissionalmente no mercado de tecnologia? Clique aqui e acompanhe treinamento gratuito da EXAME sobre Inteligência Artificial

O professor Miguel Lannes concorda. Segundo ele, dominar as ferramentas de inteligência artificial permite aos profissionais (mesmo aqueles em começo de carreira) se destacarem frente aos recrutadores e terem acesso às melhores posições no mercado de trabalho.

“A IA expande a capacidade cognitiva de quem está usando a ferramenta em um nível desigual com relação a quem não usa. Por isso, é uma super oportunidade para quem for pioneiro em suas áreas usando a inteligência artificial”, diz ele, que é inventor digital e coordenador do MBA de Inteligência Artificial para Negócios da Faculdade EXAME.

Quais as vantagens da IA para profissionais juniores?

  • Assistência na tomada de decisões: profissionais pouco experientes podem ficar inseguros durante a tomada de decisões, mas com ferramentas de inteligência artificial é possível receber recomendações, insights e análises mais assertivas;
  • Acesso a informações e dados: gerenciar muitas tarefas ao mesmo tempo é um desafio para muitos profissionais, especialmente os recém-formados. Com apoio da IA, o acesso a grandes volumes de dados e informações relevantes fica mais fácil.
  • Oportunidades de crescimento: dominar habilidades relacionadas à IA pode abrir portas para o crescimento profissional de talentos juniores, permitindo que se destaquem em um mercado cada vez mais digitalizado e orientado por dados.
  • Aprendizado acelerado: colocar a mão na massa e mostrar que sabe fazer é um diferencial para profissionais juniores e a IA pode oferecer recursos de aprendizado personalizado e adaptável para adquirir habilidades de forma mais rápida e eficiente.

Não sabe por onde começar quando o assunto é inteligência artificial? Este treinamento gratuito é o primeiro passo para que profissionais se capacitem

Aqui está o caminho para conquistar uma carreira em IA

Para apoiar profissionais que desejam conquistar uma carreira em IA, a EXAME apresenta a série Inteligência Artificial: Carreira do Futuro, que estreia em 15 de abril.

As aulas ficam disponíveis até 23 de abril e são 100% virtuais e gratuitas. Ao final dos episódios, todos os participantes receberão certificado de conclusão para incluir no currículo. Além disso, não é necessário ter conhecimento prévio em tecnologia ou habilidades com programação: basta possuir graduação completa em qualquer área.

Por quê para acompanhar a série sobre IA da EXAME?

  • 100% online – acompanhe sem sair de casa;
  • Melhore seu currículo – receba certificado de participação ao final da série;
  • Gratuita – capacite-se sem gastar nada;
  • Referência no mercado – série apresentada por Izabela Anholett, CTO da EXAME;
  • Não é preciso saber de programação.

Para acompanhar o conteúdo gratuitamente, os interessados devem se inscrever clicando aqui. Não perca essa chance de se tornar um especialista em IA!

*Este é um conteúdo apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Carreira

Fora da curva: como esse profissional entrou no hype do mercado e conquistou salário de R$ 51 mil

Rage Applying: Conheça a tendência de desligamento que está crescendo com a Geração Z

RH Summit 2024: confira os destaques do maior evento de RH do Brasil

Saiba como desbloquear o potencial da sua empresa com o “novo mosaico da cultura organizacional”

Mais na Exame