É hora de se inscrever nos programas de trainees!

Alguns dos maiores programas de trainees do Brasil estão com as inscrições abertas. Conheça os pré-requisitos, os benefícios e os diferenciais de cada empresa
 (Adams Carvalho/EXAME.com)
(Adams Carvalho/EXAME.com)
V
Vanessa VieiraPublicado em 13/06/2013 às 07:48.

São Paulo - O número de vagas oferecidas em programas de trainees não para de crescer. Em 2011, um levantamento feito pela Cia de Talentos, que assessora as maiores empresas no Brasil a selecionar seus jovens talentos, detectou um aumento de 133% na quantidade de vagas abertas. No ano anterior, esse número já havia se elevado em 74%. Para efeito de comparação, em 2011 as oportunidades para estágio cresceram apenas 20%.

Com mais companhias disputando os jovens mais qualificados formados pelas faculdades brasileiras, as empresas têm tido de se empenhar para atrair a atenção dos candidatos. Uma estratégia na briga para prevalecer na memória e na preferência dos jovens é aproximá-los de líderes e de outros profissionais da organização.

Isso porque as pesquisas indicam que 22% dessa moçada opta por uma empresa após conhecer um profissional que atua ou já atuou nela — e recomenda a companhia como um bom lugar para trabalhar.

Atenta a esses dados, a organização do programa de trainees 2013 da Cielo, que processa pagamentos eletrônicos, permite aos candidatos interagir e participar de videochats com líderes e ex-trainees para conhecer melhor os valores, as pessoas e os negócios da companhia.

Mas as táticas para seduzir e atrair os melhores não param por aí. Uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Page Talent, de São Paulo, com 150 profissionais de São Paulo e do Rio de Janeiro com idade entre 20 e 29 anos mostra que para 44,1% deles um bom salário é o principal atrativo para trocarem de emprego.

Por isso, as empresas também têm trabalhado com uma política agressiva de remuneração e benefícios, como se pode conferir nas páginas seguintes. 

Um levantamento da Cia de Talentos mostra que as perspectivas de crescimento profissional pesam na escolha de 58% dos candidatos, o que explica as oportunidades de investimento na carreira por meio de capacitações oferecidas durante o programa, bem como a visibilidade dada aos projetos dos trainees.

A Votorantim, que atua nos setores de cimento, mineração e siderurgia, permite que o trainee apresente seu trabalho final aos presidentes do grupo. Com tantas opções, os jovens devem escolher com atenção o programa com o qual mais se identificam e que mais se alinhe com suas expectativas. Para ajudá-lo nessa missão, detalhamos as características de alguns programas que estão com as inscrições abertas. Confira e faça sua escolha!

C&A

Perfil: Maior rede de varejo de moda do Brasil.

Período de inscrições: De 20 de agosto a 17 de setembro.

Onde se inscrever: www.cea.com.br

Pré-requisitos: Formação entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012 nos cursos de administração de empresas, comércio exterior, engenharia, economia, marketing, publicidade e propaganda, comunicação social, relações internacionais, arquitetura e moda; inglês fluente. 

Benefícios: Plano médico e odontológico, participação nos lucros, desconto nas lojas C&A.Diferencial do programa: Foco no desenvolvimento de competências que permitem ao trainee assumir uma posição gerencial ao fim do programa.


Grupo Boticário

Perfil: Empresa brasileira de cosméticos.

Período de inscrições: Até 16 de agosto.

Onde se inscrever: www.grupoboticario.com.br

Pré-requisitos: Ter concluído a graduação há, no máximo, dois anos ou estar no último semestre do curso superior; mobilidade. É desejável experiência profissional anterior ou estágio.

Benefícios: Todos os benefícios relacionados a transporte, saúde, alimentação e previdência oferecidos aos demais funcionários do Grupo Boticário.

Diferencial do programa: Com duração de 18 meses, o programa é focado no desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e com temas voltados ao negócio.

Votorantim

Perfil: Opera nos setores de cimento, mineração e siderurgia.

Período de inscrições: De 7 de agosto a 17 de setembro.

Onde se inscrever: www.eunavotorantim.com.br

Pré-requisitos: Graduação em uma das carreiras listadas pela empresa entre dezembro de 2010 e dezembro 2012, sem dependências; inglês avançado e mobilidade para morar em outros estados. 

Benefícios: 5 000 reais, previdência privada, assistência médica e odontológica (opcional), remuneração variável.

Diferencial do programa: O trainee realiza um projeto da empresa que será apresentado num evento com a presença dos presidentes das diversas unidades de negócios do grupo.

VLI

Perfil: Transporte de carga por portos, ferrovias e terminais marítimos.

Período de inscrições: De 25 de julho a 16 de setembro.

Onde se inscrever: www.traineevli.com.br

Pré-requisitos: Graduação em uma das carreiras listadas pela empresa no site.

Benefícios: 4 300 reais, vale-refeição e alimentação, participação nos lucros, assistência médica e odontológica e previdência privada.

Diferencial do programa: Treinamentos técnicos, que incluem pós-graduação para as turmas de engenharia.


BRF 

Perfil: Empresa de alimentos.

Período de inscrições: De 7 de agosto a 5 de setembro.

Onde se inscrever: www.brasilfoods.com/geracaobrf

Pré-requisitos: Graduado há, no máximo, dois anos, disponibilidade para viajar e morar em outras cidades, fluência em inglês.

Benefícios: Previdência privada, cooperativa de crédito e desconto em produtos da BRF.

Diferencial do programa: Job rotation e alocação em uma das vice-presidências para desenvolvimento de projetos supervisionados por executivos da companhia.

Ernst & Young Terco 

Perfil: Presta serviços de consultoria contábil e auditoria.

Período de inscrições: O ano todo.

Onde se inscrever: www.traineeseyt.com.br

Pré-requisitos: Recém-formados ou graduados em ciências contábeis, administração, Direito, economia, relações internacionais, ciências atuariais, engenharia, matemática, estatística e TI.

Benefícios: Vale-transporte e alimentação e assistência médica.

Diferencial do programa: Serão selecionados 900 jovens para atuar em 12 escritórios no Brasil.

Cielo

Perfil: Processadora de pagamentos eletrônicos. 

Período de inscrições: De 13 de agosto até 24 de setembro.

Onde se inscrever: www.ciadetalentos.com.br/traineescielo

Pré-requisitos: Conclusão da graduação entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012 e conhecimentos em inglês. 

Benefícios: Salário fixo, participação nos resultados, plano de saúde e odontológico (opcional), vale-transporte, transporte fretado ou estacionamento, vale-refeição, plano de previdência privada. 

Diferencial do programa: Após os primeiros 12 meses, o trainee passa a ser elegível a coaching com um gestor da companhia e aos programas de capacitação da Universidade Corporativa Cielo, que podem resultar em promoções dentro da empresa.

Redecard

Perfil: Empresa de cartões de crédito e débito.

Período de inscrições: De 16 de agosto a 30 de setembro.

Onde se inscrever: http://www.redecard.com.br

Pré-requisitos: Ter até 27 anos em janeiro de 2013, conclusão da graduação entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012 em engenharia, administração de empresas, economia, marketing, comunicação social, publicidade e propaganda e relações públicas; inglês avançado.

Benefícios: 14º salário, vale-refeição, vale-alimentação, assistência médica e odonto-lógica, previdência privada.

Diferencial do programa: Os trainees possuem mentores, diretores ou superintendentes para orientá-los sobre as expectativas pessoais e as trilhas de carreira.


Embraco

Perfil: Multinacional brasileira especializada em soluções para refrigeração.

Período de inscrições: De 28 de agosto a 30 de setembro.

Onde se inscrever: http://trainee.embraco.com.

Pré-requisitos: Ter concluído curso superior em ciências exatas ou humanas há no máximo dois anos; inglês fluente.

Benefícios: 4 100 reais, plano de saúde, alimentação, auxílio-instalação e vale-transporte.

Diferencial do programa: O trainee coordena um projeto estratégico, com o suporte de ex-trainees, profissionais de RH e líderes da área para a qual o projeto se destina. O jovem com melhor potencial e desempenho é selecionado para desenvolver um projeto de até três meses nas unidades da empresa no exterior.

Unilever

Perfil: Uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo.

Pré-requisitos: Graduado ou pós-graduado entre junho de 2010 e dezembro de 2012.

Período de inscrições: Até 27 de agosto.

Onde se inscrever: http://www.unilever.com.br/carreiras.

Benefícios: 5 000 reais, participação nos resultados, assistência médica e odontológica, plano de previdência privada.

Diferencial do programa: Ao fim do programa de três anos, todos estão prontos para ser líderes.

Ambev

Perfil: Empresa de bebidas sediada no Brasil e com operações em outros 16 países.

Pré-requisitos: Habilidade para gerenciamento de pessoas, capacidade de liderança, disponibilidade para viagens e inglês fluente. 

Período de inscrições: Até 10 de setembro.

Onde se inscrever: http://www.traineeambev.com.br

Benefícios: 4 600 reais, bolsa para pós-graduação, assistência médica e odontológica, previdência privada e 14o salário, entre outros.

Diferencial do programa: Treinamento no Brasil e no exterior.

Grupo Fleury

Perfil: Centros de medicina integrada e soluções diagnósticas.

Pré-requisitos: Graduação entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012; inglês avançado.

Período de inscrições: Entre agosto e setembro de 2012.

Onde se inscrever: http://www.fleury.com.br

Benefícios: Previdência privada, assistência médica e odontológica, auxílio-creche para mulheres e participação nos lucros. 

Diferencial do programa: O Fleury forma líderes para atuar em áreas diferentes do negócio.