Desemprego nunca mais? Esta habilidade aumenta em 29% as chances de contratação
Segundo estudo do LinkedIn, profissionais com habilidades verdes têm mais chances de ser contratados do que aqueles que não têm; conheça o melhor caminho para desenvolvê-las
Content Writer
Publicado em 28 de agosto de 2024 às 11h47.
Basta uma habilidade para que suas chances de contratação aumentem em 29%. Essa foi a conclusão do Global Green Skills Report 2023, estudo feito pelo LinkedIn, que revelou que profissionais com habilidades verdes se destacam entre os recrutadores e têm maiores chances de serem contratados.
A preferência por talentos verdes é resultado de uma transformação importante. Segundo o levantamento, o mercado está mais preocupado com aspectos sociais, ambientais e de governança e, por isso, busca profissionais que possuam habilidades para aplicar diretrizes ESG nas organizações.
Assim como a maioria das posições de trabalho atuais exigem competências digitais, os empregos também podem ser desempenhados de forma mais assertiva se os trabalhadores tiverem competências verdes, segundo o estudo.
“Acelerar a transformação verde, ao mesmo tempo que expandimos o acesso às oportunidades, exigirá níveis de cooperação sem precedentes entre as partes interessadas dos setores público e privado", afirma o documento.
Mas apesar de ser bastante requisitada e colocar os profissionais em destaque, apenas um em cada oito trabalhadores possui uma ou mais habilidades verdes. “Estamos longe da proporção de competências verdes que necessitamos."
O que são habilidades verdes? E como desenvolvê-las?
Green skills são as competências de um profissional para implementar ações com foco em sustentabilidade dentro de um negócio. Elas são bem abrangentes e podem ir desde os conhecimentos técnicos específicos até as habilidades interpessoais necessárias para liderar iniciativas sustentáveis.
Veja, a seguir, cinco maneiras de desenvolver green skills.
- Invista em educação: busque por cursos – sejam universitários, de nível técnico ou online – em áreas relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente.
- Adquira experiência prática: tente engajar-se em projetos práticos relacionados à sustentabilidade, como voluntariado em organizações ambientais.
- Crie uma boa rede de contatos: participe de eventos sobre sustentabilidade para ampliar sua rede profissional e aprender com especialistas da área.
- Faça leituras e pesquisas: mantenha-se atualizado com as últimas tendências e pesquisas na área de sustentabilidade através de leitura e participação em fóruns.
- Aposte no desenvolvimento pessoal: procure desenvolver habilidades interpessoais e de liderança para melhor colaboração em equipes multidisciplinares.
Aqui está o caminho para começar uma carreira em ESG
De olho na necessidade crescente do mercado por profissionais capacitados em ESG, a Faculdade EXAME apresenta o Pré-MBA em ESG: Gestão e Sustentabilidade , um treinamento introdutório ao curso de pós-graduação, que revala o caminho para se tornar um gestor especializado nessa área.
O programa inclui três aulas práticas e teóricas, que totalizam carga horária de duas horas, focadas nas habilidades essenciais para profissionais de ESG e nos caminhos de carreira no setor. Veja, a seguir, qual a finalidade do pré-MBA.
- Revisão de conhecimentos
- Adaptação ao ritmo acadêmico
- Alinhar objetivos pessoais com os do curso
- Desenvolvimento de habilidades
- Networking inicial
- Orientação e planejamento
- Introdução a ferramentas e métodos
Além disso, ao final do treinamento, os participantes receberão um certificado de participação assinado pela Faculdade EXAME, que atesta a participação e pode ser publicado no LinkedIn para chamar a atenção de recrutadores.
Os alunos matriculados também terão 12 meses de acesso ao pacote digital completo de conteúdos da EXAME, que incluem livros digitais, matérias exclusivas, cursos de extensão, clube de benefícios e muito mais.
EU QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO SOBRE ESG
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXME