Carreira

Campeões da contratação: por que alguns profissionais são mais cobiçados que outros? Estudo responde

Pesquisa revela que, para além do currículo, recrutadores buscam profissionais que saibam transformar ideias em projetos inovadores; veja dicas para uma mente mais criativa

Profissionais que sabem como transformar ideias em projetos inovadores costumam ser os mais cobiçados pelas empresas (Freepik)

Profissionais que sabem como transformar ideias em projetos inovadores costumam ser os mais cobiçados pelas empresas (Freepik)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 15 de maio de 2024 às 10h32.

Última atualização em 15 de maio de 2024 às 10h54.

Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas estão sempre atrás de talentos que se destacam. O desafio é encontrá-los. Experiência e formação são critérios importantes, é verdade, mas, quando se trata em encontrar os “campeões da contratação”, há uma habilidade que sobressai: saber inovar

É a capacidade de transformar ideias em projetos inovadores que separa os profissionais mais cobiçados pelas empresas – que com frequência se destacam na corrida por talentos – daqueles que sofrem atrás de novas oportunidades.

E um estudo recente comprovou isso. Depois de analisar mais de 3,4 milhões de vagas em portais de emprego, um levantamento realizado pela Cortex, uma empresa de inteligência em vendas, revelou que pensamento analítico e inovação são as habilidades mais buscadas e exigidas por recrutadores.

Outras capacidades também tornam certos profissionais mais cobiçados que outros: persuasão e negociação, liderança, programação, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade foram as mais procuradas pelas empresas brasileiras no segundo semestre do ano passado, segundo o levantamento.

Inovação 360: Faculdade EXAME lança curso para desenvolver soft skills em inovação, a mais desejada pelas empresas. Saiba mais sobre o curso aqui

Mas como inovar? Veja dicas para ter ideias criativas

Mantenha-se sempre curioso

O primeiro passo para ter ideias inovadoras é estar aberto para aprender coisas novas. É quase como se a curiosidade fosse um combustível para inovação.

Observe o mundo ao seu redor

Em geral, ideias inovadoras são aquelas que solucionam problemas do cotidiano – inclusive os mais simples. Aqueles que cultivam o hábito de observar os problemas não resolvidos, as necessidades não atendidas e as oportunidades de melhoria terão uma mentalidade mais inovadora.

Pergunte "e se..."

E se determinada ação fosse feita de outra forma? E se essas duas ideias fossem combinadas? Perguntas assim podem ajudar a criar soluções inovadoras.

Domine as habilidades essenciais para impulsionar a inovação e o sucesso nos negócios do futuro. Clique aqui para saber mais sobre o curso

Anote tudo – sem medo de parecer bobo

Manter um diário também pode ajudar. Anote todo pensamento, sonho ou insight (por mais estranhos ou bobos que pareçam). Ideias brilhantes nascem de projetos inicialmente sem muito sentido.

Saia da zona de conforto

Nenhuma ideia inovadora nasceu na zona de conforto. Experimente vivenciar novas experiências, consuma conteúdos sobre temas diversos, viaje sempre que possível, se desafie a fazer coisas diferentes. Para que a inovação aconteça, é necessário a exposição a novos estímulos.

Aprenda com o fracasso

Nem todas as ideias serão bem-sucedidas – e não há problema nenhum nisso. Fracassar e, principalmente, aprender com os erros é fundamental para criar projetos inovadores.

Mantenha-se flexível

Muitas vezes é preciso reajustar a rota no meio do caminho. Se for preciso, esteja aberto a ajustar suas ideias à medida em que elas se desenvolvem. A inovação muitas vezes requer flexibilidade e adaptação.

Aprenda com quem faz: curso ensina como desenvolver habilidades de inovação nos negócios; clique aqui e granta sua vaga

Curso oferece imersão no universo da inovação e da tecnologia

A Faculdade EXAME acaba de anunciar a chegada de um produto inédito em seu portfólio: o curso Inovação 360 – Transformando ideias em projetos.

Oferecido de maneira 100% online, o programa possui carga horária total de 33h, que são distribuídas ao longo de quatro módulos projetados para oferecer uma imersão no universo da inovação e da tecnologia.

Seu objetivo é fornecer as habilidades necessárias para impulsionar soluções digitais eficientes, cultivar uma cultura de inovação e priorizar a sustentabilidade no desenvolvimento de produtos e modelos de negócios.

Para conhecer mais sobre o curso, basta clicar aqui.

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Carreira

O que significam FYI, MVP, Gap? Saiba quais são os termos corporativos mais usados

Discente e docente: qual a diferença e significado de cada um

Sucesso, dinheiro e legado: Você pode ter os três com essa única lição de carreira de Warren Buffett

CIEE, Nike e Corinthians oferecem 20 bolsas para faculdade de administração; veja como concorrer

Mais na Exame