Brasil lidera o ranking de países latinos onde os salários mais aumentaram nos últimos seis meses
Publicado em 21/07/2022 às 11:40.
Última atualização em 21/07/2022 às 13:30.
Embora a inflação esteja drenando o poder de compra dos brasileiros, por aqui os contracheques dos profissionais ficaram mais polpudos nos últimos meses.
Segundo relatório da Deel, empresa de gestão de pagamentos internacionais, o Brasil é o país da América Latina onde os trabalhadores tiveram maior taxa de aumento salarial nos últimos seis meses.
O levantamento, batizado de Global Hiring Report, é realizado semestralmente pela companhia e leva em consideração dados de mais de 100 mil contratos realizados em mais de 150 países por meio da plataforma da Deel.
VEJA TAMBÉM:
- Freelancers homens ganham 48% mais do que mulheres, diz estudo
- Universidades do Reino Unido devem aceitar mais alunos estrangeiros
- Raízen abre 45 vagas para desenvolvedores e oferece curso online e gratuito de programação
Com um acréscimo de 174% nos salários em relação ao último semestre de 2021, o Brasil lidera o ranking da América Latina. Logo atrás está a Argentina, com incrementos de 169% e na terceira posição o México, onde os vencimentos cresceram 108%.
Mundialmente o Brasil também é o segundo colocado, ficando atrás apenas da Itália, que teve 175% de crescimento nas remunerações no mesmo período.
A pesquisa indica que esse aumento se deve, principalmente, pelo incremento nos ganhos dos profissionais de tecnologia, talentos bastante disputados pelas companhias.
Em comparação ao último semestre de 2021, o salário de profissionais de áreas de sucesso do cliente, por exemplo, cresceu 228%.
Já a remuneração para engenheiros de qualidade aumentou em 155%, e profissões ligadas a dados e produtos tiveram salários 147% e 124% mais altos, respectivamente.
O estudo mostra ainda que houve um aumento de 145% na contratação de talentos pelo mundo, impulsionado pelos modelos de anywhere office, sendo que os países que mais contratam talentos brasileiros são Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha e Irlanda.
A maior parte dos brasileiros contratados por meio da Deel são jovens entre 25 e 34 anos (62%) e as posições mais procuradas no país envolvem as áreas de Engenharia de Software, Desenvolvimento e Design.
Top 10 países no mundo com maiores aumentos salariais no último semestre:
- Itália - 175%
- Brasil - 174%
- Índia - 158%
- Nigéria - 157%
- Estados Unidos - 119%
- Argentina - 117%
- Holanda - 115%
- México - 108%
- Filipinas - 104%
- Canadá - 102%
Dicas de carreira, vagas e muito mais
Você já conhece a newsletter da EXAME Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.