A expressão "logo menos" faz sentido em português?
Está correto usar a expressão "logo menos"? Professor Diogo Arrais responde
Da Redação
Publicado em 13 de junho de 2017 às 14h49.
Última atualização em 13 de junho de 2017 às 17h15.
Nesta semana, recebi, por uma das minhas mídias sociais, a seguinte dúvida: "Qual é a lógica no uso da expressão LOGO MENOS, cada vez mais comum por parte de apresentadores de TV?"
LOGO, como advérbio, significa imediatamente, sem tardança: "Cumpre ir logo chamar o médico."
Na Língua Portuguesa falada no Brasil, a locução "logo mais" indica "mais tarde", "daqui a alguns minutos", "daqui a pouco", "em tempo imediatamente seguinte a outro", "numa série", "após".
Vale um lembrete: "daqui a", para indicar tempo ou distância", nunca deve ser utilizado com o verbo haver "há". É sempre com a preposição A, em função da relação futurística: "Daqui a pouco, estaremos em nossa escola.", "Daqui até à praia, vai-se a pé."
Com o passar do tempo, surgiram diversas locuções (conjunto de palavras) em união a LOGO:
"Até logo mais": sinônimo de "até logo", cumprimento de despedida que se usa quando se espera rever proximamente o interlocutor; até mais tarde; até breve.
"Desde logo": desde aquele momento; logo, portanto.
"Logo que": no momento em que; assim que; mal. Cita o Aurélio, a esse uso, um trecho machadiano, com as Crônicas de Lélio: "Ontem, logo que tive a notícia da crise ministerial, recolhi-me a casa para esperar os acontecimentos."
"Logo, logo": com a maior urgência; imediatamente; já, já.
"Para logo": sem demora, de pronto.
"Tão logo": mal, apenas; logo que: "Acendia, tão logo anoitecia, todas as lamparinas da casa."
Portanto, "logo mais" tem relação lógica com "daqui a mais algum tempo", sendo incoerente a troca do "mais" por "menos", em "logo menos". Se o fato ocorrerá "daqui a mais alguns minutos", haverá "mais", e não "menos" tempo. Como afirmou Sérgio Rodrigues, em artigo sobre o mesmo tema: "'logo menos', analisados friamente seus termos, não faz sentido algum."
Um grande abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!
Diogo Arrais
@diogoarrais
Professor de Língua Portuguesa - CPJUR
Autor Gramatical pela Editora Saraiva