Antes de partir para uma nova formação ou mudar para um emprego diferente em sua carreira, é preciso fazer uma análise sobre suas forças internas, talentos, habilidades e competências.
Depois de definir quais são suas melhores competências, avalie o quanto elas estão relacionadas com as atividades que você exerce atualmente. A partir disso, analise as possibilidades de transformação ou de mudança.
3. 3. Descubra o real motivo da insatisfaçãozoom_out_map
3/8(Photopin)
Antes de qualquer decisão no ramo profissional, procure descobrir se sua insatisfação com o trabalho não está ligada a outros aspectos de sua vida e que estão impactando o seu emocional. "Às vezes, a insatisfação é com a forma que a pessoa levou a vida até aquele momento e não com a carreira em si", afirma a business coach, Dirlene Costa.
Caso queira deixar o mundo corporativo para ter sua própria empresa, procure entender do negócio e dos desafios de ser um empreendedor. Coloque todas as vantagens e desvantagens na balança e avalie.
Esteja sempre atualizado, principalmente sobre seu setor e as possíveis áreas que irá atuar caso mude de carreira. Isso irá fazer com que suas possibilidades sejam ampliadas.
Na hora de escolher uma nova profissão ou mudar para um emprego diferente de sua função, faça um planejamento. "É a única forma de reduzir os riscos e trazer mais segurança é através de um planejamento consciente", afirma Dirlene.
Edson Borgo, CEO da Ecosmetics, após uma transição de carreira, empreendeu do zero e transformou desafios em uma trajetória de sucesso. O próximo investimento será uma fábrica de R$ 12 milhões na Bahia