6ª onda da inovação faz surgir vagas e grande oportunidade profissional em sustentabilidade; entenda
Segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial, 1 milhão de novas vagas de emprego serão abertas na área de ESG até 2027
Redação Exame
Publicado em 3 de julho de 2023 às 14h54.
Criada em 1940, a teoria das ondas de inovação elaborada pelo economista Joseph Schumpeter é uma forma de entender como as mudanças tecnológicas e sociais afetam a economia e o desenvolvimento dos países. A teoria já identificou 6 grandes ondas, são elas: Revolução Industrial, Idade do Vapor, Era da Eletricidade, Produção em Massa, Redes e Tecnologias da Informação e Comunicação. A sexta e última é a Onda da Sustentabilidade, ou do ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança).
De acordo com o conceito, a onda da sustentabilidade teve início em 2020 e vai se prolongar, pelo menos, até 2045, ou seja, pelos próximos 23 anos. Essa era será marcadapelas mudanças climáticas que exigiram a criação e adaptação de negócios sustentáveis e o avanço das tecnologias limpas.
- Tesla supera expectativas e bate recorde de entregas no 2º trimestre
- Julho tem feriado? Confira as datas comemorativas do mês
- Morre em Brasília o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence
- O futuro do trabalho é ESG: 54% dos profissionais consideram trabalhar com sustentabilidade
- Falha técnica bloqueia cerca de 40 mil Bilhetes Únicos em São Paulo
- Musk anuncia que, em breve, limites de leitura no Twitter serão aumentados
EXAME libera vagas para curso sobre ESG. Participe e veja como desenvolver as habilidades verdes
Profissional de sustentabilidade
É por isso que a busca por profissionais especializados em ESG cresceu tanto nos últimos anos e tende a seguir em alta pelas próximas duas décadas. Por outro lado, o número de profissionais qualificados no tema é muito baixo e gera uma busca apressada do mercado.
Um milhão de novas vagas de emprego serão abertas na área de ESG até 2027, segundo a pesquisa “ Futuro do Trabalho ” realizada pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral. O cargo de especialista em ESG ocupa a segunda posição entre as profissões com maior potencial de gerar novas vagas, com uma previsão de crescimento de 33%.
Apesar de os novos postos serem uma boa notícia, o crescimento preocupa a Diretora de Políticas Públicas Globais do LinkedIn, Sue Duke. “Os dados do LinkedIn deixam claro que, embora haja uma grande demanda por talentos com habilidades ecológicas, as pessoas não estão desenvolvendo habilidades ecológicas em um ritmo suficientemente rápido para cumprir as metas climáticas”, afirmou a executiva no relatório global.
Como se especializar em ESG gratuitamente
Olhando para a demanda de mercado e a lenta profissionalização dos profissionais, a EXAME e o Ibmec, uma das maiores escolas de negócios do país, organizaram um workshop gratuito que ensina como se especializar em ESG, a tendência de negócios da década.
As instituições liberaram as vagas de forma gratuita e os interessados podem se inscrever no link oficial clicando aqui ou no botão a seguir :
O conteúdo online está marcado para ir ao ar dia 10 de julho e será ministrado pela diretora de ESG da EXAME, Renata Faber.