6 habilidades essenciais para quem quer sucesso em TI
Pesquisa com chefes da área de tecnologia revela o que eles consideram fundamental para avançar na carreira
Camila Pati
Publicado em 11 de maio de 2016 às 15h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h15.
São Paulo – A boa capacidade técnica abre as portas das empresas, mas, avançam aqueles que não se restringem à execução de suas tarefas diárias. Essa máxima é válida para todas as profissões e pesquisa recente da Robert Half mostra que, sob o prisma da tecnologia da informação, o comportamento e habilidades não técnicas são pontos críticos para quem quer avançar na carreira . No ambiente corporativo, o destaque fica por conta daqueles que reúnem além de uma excelente capacidade técnica, habilidades de relacionamento, atitudes comportamentais e boa visão de negócios. Quem diz isso são os 2,5 mil executivos da área de tecnologia, entrevistados pela consultoria nos Estados Unidos. Confira, nas fotos, quais sãos os principais pontos de melhoria apontados por eles.
A pesquisa indica que 21% dos executivos que lideram departamentos de tecnologia consideram habilidades de resolução de problemas o principal ponto não técnico de melhoria para profissionais de TI. A habilidade foi apontada por 26% dos entrevistados com a mais importante para avançar na carreira.
A comunicação é o campo mais crítico de melhoria, na opinião de 28% dos executivos de tecnologia entrevistados pela Robert Half. Perguntados sobre qual a habilidade comportamental mais importante para avançar na carreira em TI, 25% apontaram a comunicação, tanto escrita como falada.
A ética de trabalho é um diferencial importante e, segundo revela a pesquisa, contabilidade e confiabilidade são seus aspectos fundamentais. Entre os entrevistados, 18% afirmaram que a ética é um campo de melhoria e o mesmo percentual considerou essa a principal virtude para quem quer ter sucesso na carreira em tecnologia.
A criatividade é um aspecto que também apareceu em destaque na pesquisa. Para 13% dos executivos de tecnologia entrevistados, essa é uma habilidade da qual os profissionais mais poderiam se beneficiar no trabalho. Foi citada por 14% como sendo a mais “soft skill”, ou seja, a habilidade ligada a comportamento e atitude, mais importante para crescer na carreira.
O profissionalismo, próprio das pessoas que têm seriedade e responsabilidade no trabalho, foi destacado por 9% dos executivos de tecnologia. Eles consideram essa característica essencial para a melhoria na atuação dos profissionais de TI. Oito por cento citaram o profissionalismo como a competência comportamental mais importante para a carreira em TI decolar.
Perspicácia é um componente decisivo no ambiente de negócios. Segundo a pesquisa, 8% afirmaram que este é um ponto de melhoria para os profissionais de TI. Para 7% esta é a característica principal, dentre as habilidades não- técnicasm, para ter sucesso no trabalho.
Mais lidas
Mais de Carreira
Essa obra de arte feita com inteligência artificial foi vendida por R$ 2 milhõesCom salários de R$ 35 mil, essa é uma das profissões em alta para 2025; conheçaO benefício número 1 que mantém as pessoas felizes no trabalho, segundo executiva da FinlândiaEXAME e Saint Paul liberam aulas virtuais que ensinam como ser um gestor de negócios inovadores
Mais na Exame
Future of MoneyComo 2024 se tornou o ano do bitcoin?